As dúvidas mais comuns de quem vai prestar Vestibular

Vai prestar vestibular? Essas são algumas das dúvidas que você pode ter no caminho.

Prestar o Vestibular é um momento delicado que, em geral, traz um monte de questionamentos. Veja quais são as dúvidas mais comuns entre quem vai prestar o vestibular e descubra como lidar com cada uma delas! …..

Provavelmente, a mãe de todas as dúvidas é uma muito importante: o que prestar? Às vezes sabemos desde a infância o que queremos ser, mas nem sempre é assim. Se você ainda não tem certeza, comece a pensar em áreas pelas quais você se interessa. Pode ser até mesmo m hobbie, o importante é conseguir encontrar um caminho que vá te direcionar para outras profissões.

Fazer um teste vocacional pode ser uma opção. Apesar de muitos não serem totalmente precisos, eles ajudam na hora de sugerir possíveis carreiras, a partir disso é possível analisar as que mais chamam a atenção. Busque ter contato com profissionais que já atuam na área e, se conseguir, vivencie um dia na profissão. Uma das coisas que mais da resultado nessa busca é experimentar algum cursinho online de qualidade naquelas áreas que despertam o seu interesse e assim testar a própria afinidade antes de investir tempo e dinheiro naquela direção.

Após escolher, vem a segunda grande questão: e se eu estudar e ainda assim não passar no vestibular? Não seja negativo; é obvio que estudar sozinho pode ser uma tarefa bem complicada para a maioria na primeira experiência. Porém, mesmo para quem não tem muito tempo e dinheiro para fazer cursinhos presenciais, existem ótimos preparatórios online com um excelente custo x benefício.

Ir bem na prova depende de vários fatores. É claro que você precisa se dedicar intensamente aos estudos, mas também é preciso saber dominar a ansiedade e ter consciência de que algumas carreiras são extremamente concorridas, o que dificulta o processo.

Porém, se você não passar, não é preciso se desesperar! Apesar de ser uma decepção, não é o fim do mundo. Você pode usar a experiência para ir ainda melhor no ano seguinte, repensar se realmente quer aquela carreira e até mesmo tirar um tempo para você. Não há prazo de validade para ingressar em uma universidade. Esteja certo do que você quer, dedique-se e realize a prova quando se sentir pronto.

Você passou… E agora? O que acontece se eu me arrepender? Não é porque o curso parecia ideal que ele é. Muitas vezes, a carreira escolhida se mostra diferente do que imaginamos e, assim como não passar, querer trocar de curso não tem nada de errado! Investigue as possibilidades dentro da área e, se você não quiser mesmo permanecer, saia. Busque um novo curso ou, mais uma vez, dê um tempo a si mesmo. O importante é ser feliz com a sua escolha.

Se quiser prevenir a escolha errada, estude antes, teste, experimente, não fique parado. Qualquer cursinho, qualquer contato, qualquer relacionamento com profissionais da área de seu interesse, até mesmo tutores de cursos online, podem ser extremamente esclarecedores para sua escolha.

Por isso, recomendamos escolher entres esses cursos online aqui abaixo, da empresa Cursos 24 Horas, pelo fato de ser baratos mas ao mesmo tempo eficientes para essa finalidade e válidos para começar a formar seu currículo.

Ainda recomendamos o Preparatório online criado pela Escola Zeus, em colaboração com o Iesde, pelo mesmo motivo e para aumentar a suas chances de aprovação no Enem e Vestibulares.

E para finalizar, aconselhamos a leitura dos outros nossos artigos sobre como estudar para um Vestibular e como escolher uma faculdade. A seguir os links úteis para esse seu percurso:

CURSOS ONLINE - CURSOS 24 HORAS
PREPARATÓRIO ONLINE PARA VESTIBULAR - ESCOLA ZEUS

Artigos:

3 Mitos do Vestibular Desvendados
Vestibular: O que evitar na Redação
Dez toques essenciais para você passar bem pelo Enem
Estudar em Casa para o Enem
Dicas para acertar na escolha da Faculdade
Teste Vocacional – Guia da Carreira
Como escolher a profissão certa para você

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s