As infinitas possibilidades da Educação Online

A educação no século 21, e as possibilidades que a internet oferece para a capacitação e aprendizado.

educacao-online

Estamos na era da informação

Não sei qual a sua idade, mas lembro muito bem da minha. Estudar era um tormento.

Quando precisava fazer um trabalho escolar, era preciso escolher  as pessoas do grupo. Depois disso, íamos para a biblioteca da cidade revirar os livros, depois de horas, e com alguma sorte, encontrávamos três ou quatro tópicos referentes ao tema a ser abordado.

Pensa que acabou? Ainda não …

Dividíamos os livros e cada um teria que estudar em casa para fazer o resumo daquilo que entendeu. Só então era feito o planejamento do trabalho (Redação) e ainda teríamos que apresentar em sala de aula.

Power Point? Prezi? Ainda não existia.

Tudo teria que estar fresquinho na cabeça para falarmos “na hora”, ou quando muito poderíamos usar um retroprojetor, antepassado do onipresente datashow, que era operado, usando uma transparência.

Se você têm menos de 25 anos, nem vou tentar explicar o que era, e se têm mais de 40 (como eu) é melhor esquecer…

Infinitas possibilidades

Observando as possibilidades dos dias de hoje, tenho certa inveja dos alunos por terem tantas possibilidades pedagógicas e facilitadoras de aprendizado.

Hoje temos datashow, prezi, lousas digitais, fóruns, e uma das maiores invenções da civilização moderna:

O Google.

Na época do grande pensador Sócrates, existia o oráculo de Delfos, onde aos pés do Monte Parnaso, perguntava-se de tudo aos deuses gregos, através de suas ninfas e musas. Hoje este papel cabe aos robôs do Google, que vão buscar a resposta mais correta através de seus complexos algorítimos.
Além de todas estas facilidades, ainda é possível estudar em casa e abarcar o conhecimento que se queira buscar. Basta um computador e uma conexão à internet.
Minha mulher estudou administração através de EAD (educação a distância) minha irmã também estudou, porém no formato tradicional. Receberam o mesmo conteúdo.

Só se aprende na escola?

Hoje tenho convicção de que a internet e as novas tecnologias digitais estão fazendo uma revolução educacional ao redor do mundo e aqueles que quiserem, estarão a bordo destas transformações extraordinárias do aprendizado.

Aqueles que não aceitarem os novos métodos (e meios) de aprendizagem podem estar perdendo o bonde da história.

E poderão voltar para o retroprojetor…

Por isso eu sou um entusiasta de cursos online, alguns professores dão aulas ao vivo, através de algum tipo de webnário. Outros gravam as aulas, e permanecem como tutores online para tirar dúvidas dos alunos.

Você entende as infinitas possibilidades educacionais disso?

Um professor em uma classe tradicional e presencial, consegue dar atenção plena a 25 alunos? Um pouco mais talvez.

Utilizando a internet esse número aumenta exponencialmente, desde que o professor consiga abordar os temas de maneira atrativa, simples e pedagógica para o aluno, com aulas de 20 ou 30 minutos, que podem ser absorvidas desde que o aluno foque sua atenção e tenha disciplina para estudar.

Claro que será preciso uma monitoria para ajudar e tirar dúvidas, mas tirar a obrigatoriedade da presença física da sala de aula diminui todos os custos relacionados e é extremamente inclusivo, dando a possibilidade de que mais pessoas se capacitem, seja para ingressar no mercado profissional ou para simplesmente aprender a tocar violão, por exemplo.

Eu não sou desta nova geração Y ou Z, mas neste exato momento estou estudando de forma metódica e sistematizada através daquilo que de mais importante a internet pode proporcionar para qualquer povo ao redor do mundo:

Conhecimento.

Complemente seus estudos com estes cursos online aqui abaixo. Não tem nada de errado em procurar uma solução que ofereça ao mesmo tempo qualidade e economia no bolso. A instituição Cursos 24 Horas oferece esta oportunidade entregando um Certificado reconhecido em todo território nacional:

CURSOS 24 HORAS: LISTA DE CURSOS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s