Saiba mais sobre Como Estudar para Concursos Públicos

Se tem um cargo que é muito cobiçado por brasileiros é o cargo público, isso porque um funcionário público normalmente trabalha menos que qualquer outro funcionário da iniciativa privada, sem contar a remuneração e os benefícios que um funcionário público recebe.

saiba-mais-sobre-como-estudar-para-concursos

E é justamente por causa desses benefícios que uma parcela da população dedica meses e até anos – dependendo do cargo – para passar em um concurso público. Arrisco dizer que um concurso público é tão concorrido quanto ou até mais que uma vaga de medicina na USP …

Ser funcionário público sempre trouxe consigo um sinônimo de uma vida mais tranquila e estável, financeiramente falando, sem contar a estabilidade no emprego que os concursos proporcionam aos seus funcionários. Esse provavelmente é o setor que menos se trabalha, falando em horas. O que quer dizer que você pode curtir mais sua vida pessoal com a sua família, coisa que muitas vezes um presidente ou um encarregado de setor não consegue devido as muitas horas de trabalho semanal.

Como Estudar para Concurso Público

Como dissemos, muita gente passa meses e até anos se dedicando a estudar para passar num concurso público. Você não achou que um cargo cheio de benefícios como esse seria fácil de passar, não é? Às vezes, é preciso mais que alguns meses e/ou anos de dedicação para ser aprovado em um concurso, pois além de ter um nível avançado de dificuldade, muitos desses concursos são extremamente concorridos.

E é por isso que você precisa saber exatamente como estudar para concurso público. Não basta apenas comprar as apostilas referentes ao concurso que você quer prestar e estudar ao acaso, você precisa adotar algumas técnicas de estudo para concurso. Além, é claro, do foco, disciplina e perseverança que você precisa ter para chegar no seu objetivo final.

O seu primeiro passo antes da sua preparação em um concurso público deve ser: tomar uma direção, ou seja, você precisa saber o que quer e focar todas as suas atenções em um determinado concurso.

Além disso, o melhor guia prático na hora de começar a estudar é através do edital. Você pode optar também por alguns livros digitais, apostilas, videoaulas e áudio-aulas.

O segundo passo é a preparação, ou seja, você deve planejar o seu tempo de dedicação aos estudos. Então vamos supor que você precise estudar 10 tipos de matérias, entre português, matemática, redação e assuntos mais específicos relacionados ao cargo. Agora é só dividir essas matérias com o tempo que você tem disponível.

Vamos supor que você tem 4h diárias disponíveis – o segredo aqui é aumentar essa carga horária, se possível – ou seja, você estudará duas matérias por dia, sendo que dedicará duas horas para cada matéria. Isso será o plano de estudo e seu cronograma de estudo durante todo esse processo.

Obviamente que essa é uma rotina bem puxada e você pode acabar não seguindo o ritmo, justamente por ser uma rotina de estudos puxada. Por isso, a melhor forma de estudar para concurso público é você otimizar seu estudo.

Exemplo, normalmente a segunda-feira é o pior dia para estudar, justamente porque você acabou de voltar do final de semana, então uma forma dos seus estudos renderem na segunda-feira é você escolher duas matérias que você goste daquelas dez que você precisa estudar.

No resto da semana você pode optar em pegar uma que você gosta e uma que você não gosta. Dessa forma você consegue ter um melhor rendimento nos seus estudos.

Outra forma de otimizar esse processo é você fazer uma pausa de 10 minutos a cada duas horas de estudo.

Isso não só relaxa sua mente como é até um período para você dar a oportunidade ao seu cérebro para fazer a memorização de tudo que foi lido até aquele momento.

Estudar aos domingos é uma opção sua, mas é melhor guardar um dia para relaxar, mesmo porque você precisa voltar com tudo na segunda-feira e uma mente que se distraiu no final de semana tem mais chances de render melhor na segunda-feira, do que aquela que passou a semana toda focada nos estudos.

Outras Dicas Importantes

Muita gente deixa de dormir para estudar, saiba que você está indo pelo caminho errado. Primeiro porque o estudo vai render muito mais se estiver descansado, segundo porque a memorização ocorre durante o sono. Pesquisas indicam que se você aprender algo novo e dormir logo em seguida, você conseguirá uma memorização muito melhor do que se perder uma noite de sono estudando.

Então se você quer muito passar naquele concurso para o Tribunal da Justiça, para o Ministério Público ou para o Tribunal de Contas, uma das melhores formas de como estudar para concurso público é organizar sua rotina, dedicação, e claro, focar exatamente no cargo que você quer.

Não esqueça de dar um tempo para si mesmo e para o seu cérebro se recuperar de longos períodos de estudo. Uma mente descansada rende muito mais que uma mente sobrecarregada.

Material preparatório aconselhado:
CURSOS PARA CONCURSOS PÚBLICOS
APOSTILAS ESPECÍFICAS PARA CADA CONCURSO 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s