Como o Mercado de Trabalho enxerga o Ensino a Distância

ensino-a-distancia3

Por conta da correria do dia a dia, muitas pessoas têm procurado alternativas para concluir ou iniciar os estudos, e o ensino a distância (EAD) é uma delas. Alguns cursos presenciais, inclusive, já começam a utilizar recursos dessa modalidade mesmo que em menor grau…..

A seleção funciona da mesma forma que o ensino presencial, ou seja, sujeito a aprovação após realizar uma prova. Depois de escolher o curso e a instituição, você precisará apenas de um computador com acesso à internet para iniciar sua empreitada. A partir daí, poderá entrar no ambiente virtual onde há conteúdo, matérias, exercícios, trabalhos e provas.

Também é possível tirar dúvidas em tempo real com o professor ou discutir assuntos com os colegas via bate-papo e fórum. Em algumas instituições, é necessário um encontro presencial, então, verifique antes se isso for um empecilho para seus planos. Além da disciplina, também é importante que o aluno tenha organização e determinação para lidar com esse formato de estudo.

Segundo o Censo EAD BR 2015/2016, a modalidade de ensino movimenta, no mínimo, 5.048.912 de alunos em diversas áreas e níveis acadêmicos. Em comparação com 2014, são 1.180.296 alunos a mais.

Quanto às instituições, o mesmo Censo aponta que “na opinião dos participantes, o EAD exige inovação tecnológica e administrativa, além de infraestrutura tecnológica e de apoio ao aluno em níveis mais elevados em comparação com a modalidade educacional presencial”. Portanto, é importante verificar se a sua universidade conta com todos os recursos para atender às demandas de ensino, infraestrutura e tecnologia.

Mas na hora de se colocar no mercado de trabalho, como as empresas enxergam currículos com graduação EAD – pós ou curso livre?

A modalidade já consolidada começou a ganhar força em 2003 e não causa receio na maior parte das empresas; pelo contrário, o candidato com formação a distância possui características bastante atrativas para o mercado. Isso porque, para ser um aluno EAD, o candidato precisa saber gerenciar seu tempo, ter autonomia e interesse, além de boas noções de planejamento e de relacionamento no meio digital, que facilitam o contato com pessoas de qualquer lugar do mundo. A estudante de administração, Janaína Serrano, atua na área como analista de risco e crédito, e destaca que “a empresa está mais interessada nas competências do funcionário do que na modalidade da formação. Em todo caso, por meio do EAD, consegui trabalhar algumas competências que foram fundamentais para me colocar no mercado de trabalho”.

Se não bastassem todas essas características, ainda é uma forma de reduzir custos. Por exemplo: no momento que as empresas decidem dar treinamento, já é possível evitar gastos com hospedagem, alimentação e transporte de funcionários.

Para quem não mora perto dos grandes centros é uma oportunidade para atualizar e desenvolver o currículo. Ou seja, a modalidade EAD permite que você estude de qualquer lugar e estabeleça contato com pessoas que também são de diversos lugares diferentes, proporcionando uma vivência cultural e profissional bastante rica.

Por fim, especialistas ressaltam que é mais importante a credibilidade da instituição onde se formou do que a modalidade escolhida para estudar. Então, pesquise, estude e avalie a melhor forma de iniciar ou continuar seus estudos. Faça sua entrada e alavanque sua carreira no mercado.

Se quiser treinar a sua predisposição ao EAD, faça algum curso na instituição Cursos 24 Horas acessando a este link: Lista de Cursos 

Se quiser acessar diretamente a lista de cursos com características mais Profissionalizantes, então acesse a este outro link: Cursos Profissionalizantes.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s