Estudando para ser Ambientalista

Saiba como você pode se capacitar para ajudar o meio ambiente na sua profissão.

ambientalista

Os abusos ao meio ambiente ameaçam causar a extinção de espécies animais e vegetais, provocam catástrofes como rompimento de barragens e deslizamentos, contaminam rios e lençóis freáticos e limitam nosso acesso à água. Ao mesmo tempo em que esses abusos parecem aumentar cada dia mais, cresce também o número de pessoas que se preocupam com o meio ambiente e gostariam de fazer algo para ajudá-lo e protegê-lo.

Se esse é justamente o seu caso, saiba que você pode unir esse interesse à sua profissão, atuando como um ambientalista e estando perfeitamente capacitado para intervir em pro do meio ambiente dentro da sua área de atuação. Veja como isso é possível ….

Curso de Direito Ambiental

Dentro da área de Direito, o ramo que estuda a relação entre o homem e o meio ambiente, incluindo as leis de proteção e preservação da natureza, se chama Direito Ambiental. Nele, estão incluídos os instrumentos jurídicos, as técnicas e as regras que têm como objetivo regulamentar as atitudes em relação ao meio ambiente.

O profissional de Direito Ambiental conhece em profundidade as leis de proteção da biodiversidade, do controle da poluição e da manutenção da qualidade de vida, incluindo tanto a natureza quanto o meio ambiente confinado, como nas indústrias.

No curso de Direito Ambiental, são desenvolvidas as competências necessárias para atuar nessa área dentro de organizações públicas e empresas privadas, abordando a legislação ambiental, as práticas de sustentabilidade, as definições de crimes ambientais, o Código Florestal e a implementação de políticas ambientais em diversos contextos, entre outros assuntos.

Curso de Sustentabilidade

A Sustentabilidade é o conjunto de ações e comportamentos tomados com o objetivo de suprir nossas necessidades atuais sem prejudicar o futuro das próximas gerações. As práticas sustentáveis almejam permitir o desenvolvimento econômico sem causar danos ao meio ambiente, para isso empregando técnicas pouco agressivas e a utilização inteligente dos recursos naturais.

Nas empresas, a sustentabilidade corresponde às praticas adotadas que visam o respeito ao meio ambiente e prezam pelo desenvolvimento econômico não prejudicial. Além disso, a sustentabilidade empresarial é um importante fator para criar ou preservar uma boa imagem da companhia diante da sociedade – lembre-se que, cada vez mais, os consumidores se preocupam em adquirir produtos e serviços amigáveis ao meio ambiente.

O curso de Sustentabilidade permite que o profissional avalie uma empresa e implante práticas sustentáveis em seus processos, ao mesmo tempo permitindo o crescimento da empresa e preservando o meio ambiente. Nas aulas, são abordados temas como os programas de preservação ambiental realizados no Brasil, a utilização inteligente dos recursos naturais, a ética ambiente, a sustentabilidade corporativa, a coleta seletiva e os impactos no ambiente, entre outros assuntos relacionados ao tema.

Curso de Educação Ambiental

A Educação Ambiental é o ramo da educação que conscientiza os indivíduos para os problemas ambientais e os incentiva a adotar medidas para a conversação e a preservação dos recursos naturais e da sustentabilidade. As atitudes promovidas pela Educação Ambiental devem contemplar aspectos econômicos, sociais, políticos, ecológicos e éticos, despertando o entendimento de que o ser humano está contido e faz parte do meio ambiente, afetando-o e sendo afetado por suas modificações.

Nas empresas, a Educação Ambiental permite que aconteçam mudanças de comportamento dos colaboradores no sentido de promover um benefício ao meio ambiente interno e externo. Nas indústrias, por exemplo, a Educação Ambiental é empregada para controlar a poluição no ambiente de trabalho e a poluição causada pela empresa, conscientizando desde os operadores fabris até o CEO a respeito do uso sustentável dos recursos naturais, a segurança do ambiente corporativo, o destino dado aos resíduos e rejeitos e a obediência às leis ambientais, entre outros tópicos.

O curso de Educação Ambiental aborda os conhecimentos básicos sobre os temas relacionados ao meio ambiente, preparando profissionais para atuar em escolas, treinamentos, ONGs e demais empresas.

Acesse clicando nos links dos cursos e aprenda como se tornar um Ambientalista!

Outros cursos não mencionados acima mas que complementam a sua preparação são os de: Impactos Ambientais e Reciclagem e Energias Renováveis.

Neste link abaixo você encontra todos os cursos relacionados ao tema Meio Ambiente.

CURSOS NA ÁREA DE MEIO AMBIENTE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s