5 Dicas para você desenvolver sua Comunicação

A comunicação é o que nos permite transmitir e entender ideias na nossa interação com as outras pessoas.

dicas-de-comunicacao

Seja pela internet, pelo telefone ou pessoalmente, a comunicação está presente em vários momentos do nosso dia a dia – ou pelo menos deveria estar….

Quando a comunicação falha, temos uma série de prejuízos como perder oportunidades pessoais e profissionais, surgimento de mal-entendidos e aumento dos gastos desnecessariamente, entre outras desvantagens.

Por isso, é fundamental apresentar uma capacidade de comunicação bem desenvolvida, conseguindo transmitir suas ideias e entender as mensagens que recebemos de nossos interlocutores. Veja algumas dicas para melhorar essa habilidade:

1. Tenha a mensagem clara na sua cabeça

Antes de conseguir comunicar uma ideia a outra pessoa, é preciso que você esteja completamente ciente da mensagem que quer transmitir. Seja em uma reunião para apresentar um projeto na empresa ou em uma entrevista de emprego apenas com o profissional de recursos humanos, você deve ter total domínio das mensagens a serem transmitidas.

Sem conhecer o assunto a fundo, sua comunicação certamente será truncada, cheia de lacunas e prováveis mal-entendidos.

2. Invista no seu marketing pessoal

Ao fazer amigos e contatos profissionais, a imagem que apresentamos vai passar ao interlocutor a primeira impressão que ele terá da nossa pessoa, e é fundamental garantir que esse primeiro contato seja bem-sucedido.

O marketing pessoal é uma estratégia para que você saiba como “vender” a sua imagem, destacando suas melhores características e procurando melhorar aquelas que não são tão satisfatórias. Quem está em busca de uma nova oportunidade no mercado de trabalho, por exemplo, tem suas chances aumentadas quando consegue transmitir confiança e mostrar como suas capacidades podem contribuir para o desenvolvimento da empresa. Esse tipo de comunicação só é possível quando temos um marketing pessoal bem trabalhado.

Se você se sente inseguro sobre o que e como falar e qual é a postura adequada em diferentes ocasiões, uma boa dica é investir em um curso de marketing pessoal, que ainda poderá ajudá-lo a se sair bem em reuniões, definir as suas metas e desenvolver habilidades como convívio social e liderança.

3. Avalie o perfil do seu interlocutor

Para comunicar uma ideia, não basta simplesmente falar sobre ela da forma como você a entende melhor. Uma comunicação eficiente só vai acontecer se for levado em conta o perfil do seu interlocutor. Trata-se de um recrutador em uma entrevista de emprego ou da sua turma de amigos reunida no bar depois do futebol? Dependendo do interlocutor, você deverá adotar vocabulário e postura diferentes.

Não adianta se comunicar com um interlocutor leigo utilizando termos técnicos, por exemplo. Ao mesmo tempo, ao se comunicar com um grupo de especialistas em determinada área, você poderá não passar credibilidade se não utilizar a linguagem correta. Saber identificar o perfil da pessoa ou do grupo de pessoas com quem você está falando é essencial para garantir a comunicação.

4. Saiba como falar em público

Muitas pessoas com grande conhecimento em suas áreas sentem dificuldade em se comunicar em situações que envolvem a interação com várias pessoas, sentindo verdadeiro pânico de falar em público. Infelizmente, esse medo acaba prejudicando a vida pessoal e profissional, pois muitas oportunidades são perdidas devido ao medo de se comunicar em público.

A boa notícia é que, seja por timidez ou por insegurança, é possível aprender algumas técnicas para se sair bem nessas ocasiões. Para isso, você pode recorrer a um curso para falar em público. Nas aulas, você vai aprender como preparar uma boa apresentação, como identificar as características do seu público, como evitar erros e como utilizar a linguagem corporal. A melhor forma de vencer um medo é conhecendo-o a fundo.

5. Ouça a resposta à sua fala para verificar se houve comunicação

A comunicação não existe em apenas uma via: ela envolve o emissor, a mensagem, o interlocutor e a sua resposta ou reação à fala inicial. De nada vai adiantar um superior comunicar um novo processo a ser seguido se os funcionários simplesmente não entenderem como devem agir. Embora o supervisor possa pensar que transmitiu as ordens, a comunicação de fato não terá acontecido.

Por isso, é necessário prestar atenção nas respostas e reações do interlocutor em relação à mensagem que você transmitiu, certificando-se de que ele realmente entendeu o sentido que você quis dar àquela fala. A comunicação só vai acontecer se a mensagem conseguir despertar uma resposta adequada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s