Franquia ou Negócio Próprio: Qual Escolher?

Quer empreender? Conheça as vantagens e desvantagens em comprar uma franquia e em abrir um negócio próprio.

Frsnquia ou Negocio proprio

Ser dono do próprio negócio é o sonho de muitos trabalhadores, mas é válido lembrar que iniciar a jornada de ser chefe de si mesmo requer mais que dinheiro no bolso. É preciso avaliar se a melhor escolha é abrir o próprio negócio do zero ou investir em franquia. Veja o artigo e conheça as vantagens e desvantagens em empreender em franquias ou em negócio próprio …..

Franquias

Existe hoje no mercado uma infinidade de franquias, com valores variáveis e em diversas áreas de atuação. Porém, antes de partir para a compra de uma franquia, será necessário que o empreendedor entenda qual franquia masi tem a ver com o seu perfil.

Como vantagem, a franquia já oferece ao franqueado um baixo custo com marketing de divulgação, visto que grande parte das franquias já são marcas conhecidas no mercado.

Outra facilidade é com as compras, que são realizadas junto com os demais franqueados: desde a questão da decoração do ambiente, uniforme dos funcionários e outros materiais. A negociação em rede beneficia a compra em escala, reduzindo o custo dos materiais.

Por outro lado, os franqueados não têm muita liberdade para fazer intervenções de qualquer natureza na franquia adquirida. Não podem alterar produtos e nem alterar nenhuma das regras estabelecidas pelos franqueadores.

Até mesmo o local onde se deseja abrir a franquia precisa passar pela autorização do franqueador, pois se já existir uma unidade da franquia nesta região, será necessário repensar em um local diferente para inaugurar a nova unidade.  Ou seja, apesar das facilidades que a franquia proporciona, para quem não gosta de seguir regras a franquia não deve ser a melhor decisão.

Outro ponto que pesa nas franquias é a divisão do lucro, no qual uma parte vai para as mãos do franqueador. Ao adquirir uma franquia, o empreendedor precisa pagar a taxa de franquia, que autoriza o franqueado a utilizar a marca e o know-how do negócio.

E ainda existem os valores que devem ser pagos mensalmente, como a taxa de royalties (que corresponde a parte do faturamento) e taxa de marketing (para custear a divulgação de marca em toda a rede). Em compensação, a franquia oferece uma taxa de mortalidade bem menor do que se o empreendedor adentrar no mundo do negócio próprio.

Outra vantagem é para conseguir empréstimos, pois os bancos são mais abertos para oferecer créditos aos donos de franquias, pois a franquia trabalha como órgão garantidor e o franqueado consegue uma linha de crédito especial.

Negócio Próprio

Começar uma empresa do zero também pode ter suas vantagens, principalmente se o empreendedor consegue enxergar uma oportunidade de mercado. Neste modelo de negócio, o empreendedor deve ter faro para inovações, estudar bastante a estratégia de atuação e planejar tudo com olho clínico.

No caso do negócio próprio, o empreendedor possui total controle na tomada de decisões da empresa, aplicando no negócio as suas próprias visões, metas e regras. Isto significa que neste modelo de negócio, o empreendedor não precisará dividir os lucros com mais ninguém a não ser ele mesmo. Apesar deste lucro nem sempre vir de imediato, pode ser bastante benéfico no final das contas.

Porém, neste modelo de negócio o empreendedor precisa ter o pé no chão para conhecer todas as dificuldades. No negócio próprio, o empreendedor pode até não ter um chefe, mas isso não significa menos cobranças, pois para fazer o negócio alavancar, o empresário deve trabalhar muito mais do que se estivesse empregado em outra empresa.

Criar um negócio próprio requer ainda investimentos constantes em inovações para garantir a competitividade do negócio, a fim de garantir a rentabilidade do negócio no decorrer dos anos. Outra dor de cabeça consiste na escolha e administração de fornecedores e funcionários, que requer bastante cuidado e paciência.

Perfil do empreendedor

Sendo assim, para o sucesso do negócio e satisfação profissional do empreendedor, o tipo de negócio deve ser avaliado com cautela para acertar na escolha final. Comprar uma franquia ou abrir o próprio negócio tem suas vantagens e desvantagens. Depende do empreendedor fazer a escolha que melhor que adeque ao perfil do empresário.

Seja para abrir a própria empresa do zero ou adquirir uma franquia, o empresário precisará de alguns conceitos importantes para manter o negócio saudável e rentável. Conheça alguns cursos que facilitarão seu sucesso nessa nova aventura:

Curso de Empreendedorismo

Curso de Planejamento Estratégico

Curso de Administração de Empresas

Curso de Administração Contábil e Financeira

Curso de Negociação

Curso de Propaganda e Marketing

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s