Dicas para acertar na escolha da Faculdade

Entre tantas profissões, escolher qual a mais indicada a seguir pode parecer difícil. Veja algumas dicas para acertar de vez!

Dicas para acertar a pofissão

O jovem mal concluiu o ensino médio e já deve escolher uma carreira para seguir. Há quem acredite que o adolescente esta época da vida ainda não possui a maturidade suficiente para conhecer a si mesmo, a ponto de ter que escolher uma profissão que deverá seguir durante o restante da vida profissional. Este é o motivo que justifica uma taxa de abandono tão grande de cursos por jovens entre os 18 a 20 anos…..

Alguns até enfrentam a graduação até o final para poder escolher outra, com a qual o jovem tem maior identificação. Existem ainda os que são totalmente influenciados pelos pais, que acabam decidindo por um curso que nem sempre é o que o jovem tem aptidão.

Disciplinas preferidas

Ainda no período escolar já é possível conhecer a tendência do jovem a ter afinidades com a área de humanas, exatas, biológicas e sociais, afinal, sempre vai existir uma disciplina que o estudante mais gosta. Esse sempre é o crivo inicial para entender a aptidão para determinada área.

Logicamente, se o estudante tem facilidade com contas e dificuldades com redação, é mais provável que ele se sinta à vontade em profissões da área de exatas. Assim como é mais fácil atuar com medicina e enfermagem se o estudante prefere biologia.

Testes Vocacionais

Psicólogos e demais educadores têm se dedicado a apresentar alternativas para ajudar o indivíduo que quer acertar na escolha do curso mais indicado para frequentar, que leva em consideração o perfil pessoal, aptidões, valores e experiências. Os chamados testes vocacionais tendem a apresentar ao candidato algumas profissões para ajudar em uma escolha mais assertiva.

Alguns profissionais se dedicam exclusivamente a realizar consultas de testes vocacionais para oferecer opções que mais se adequem ao perfil do candidato. Na internet também é possível realizar diversos testes gratuitos em forma de questionário, que tem por objetivo apresentar algumas respostas que possam ajudar a direcionar o candidato para alguma área de afinidade.

Conhecendo as profissões

Nas próprias escolas e algumas universidades oferecem palestras com o intuito de expor as aptidões necessárias para exercer alguma das diversas profissões existentes. É interessante que o aluno que ainda está em dúvidas em relação ao curso possa participar desse tipo de evento para clarear as ideias de qual a melhor profissão a ser seguida.

Outra maneira de compreender as profissões é perguntando sobre o assunto para quem já está no mercado de trabalho. Por isso, se o aluno tiver dúvida, pode conversar com amigos, parentes e até professores para compreender sobre as atividades profissionais que eles exercem. Uma conversa franca pode esclarecer muitas questões como a realidade da profissão, valores de salário e tendências de mercado.

O estudante pode contar ainda com os resultados de buscas na internet. A rede conta com vários sites que apresentam de maneira didática sobre as atribuições de cada profissão. Vale a pena dar uma consultada antes de se inscrever para o processo seletivo.

Cursos livres também são boas opções para conhecer melhor certas carreiras. Aqui você tem uma lista completa de Cursos Profissionalizantes que são o ideal para saber mais sobre cada área do mercado de trabalho: Lista de Cursos Profissionalizantes Online

Avaliar tendências e riscos

É importante que o aluno avalie ainda sobre os pontos positivos e negativos de cada profissão. Para chegar a uma conclusão interessante, é necessário conhecer as tendências de mercado que podem valorizar determinadas profissões durante certos períodos.

Outro ponto a ser avaliado são os riscos que o futuro profissional poderá enfrentar, como por exemplo: carga de trabalho, média salarial baixa, desvalorização da profissão, inchaço no mercado de trabalho, riscos à saúde física e mental, entre outros. O importante no final das contas é encontrar uma carreira da qual o estudante se identifique e ame o que irá fazer.

Para se preparar

Conhecer a afinidade do estudante é tão importante quanto prepará-lo para as provas do vestibular. O Curso 24 horas conta com diversos cursos online que ajudam o estudante a sair na frente nos exames. Veja a lista completa: Lista de cursos online para o vestibular.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s