Invista em Cursos na área de Hotelaria

Veja 4 bons motivos para investir na carreira de Hotelaria. Versatilidade do profissional da hotelaria é uma das vantagens para quem quer se aventurar na área.

Hotelaria

Quem está se hospedando em um hotel em qualquer local do mundo não tem ideia do trabalho que dá para atender todos os pedidos e ainda manter o bom humor. Quem faz tudo isso é o profissional da hotelaria, especializado em cada serviço que transmite uma experiência agradável de estadia ao hóspede….

No mundo, o crescimento do setor de turismo, um dos que mais impulsiona a hotelaria, foi de 4,4% no último ano. O Brasil está entre os 50 países mais visitados do mundo, enquanto que o continente europeu é o favorito dos turistas, apontando para uma necessidade de mão de obra neste espaço.

Desde o recebimento do visitante e a arrumação dos quartos, até o preparo das refeições, a hotelaria e uma profissão que está com tudo. A área tem uma alta demanda de trabalhadores especializados, que conhecem mais de um idioma, organizados, com intuição para a gestão e altamente eficientes, pois, só no Brasil, as oportunidades que têm surgido com os grandes eventos, como Copa do Mundo e Olimpíadas, estão deixando um legado de muita expectativa para os hóspedes. Como o hoteleiro não trabalha apenas em hotéis, spas, parques e até mesmo estádios são possibilidades que esperam este profissional de braços abertos.

Saia um pouco mais sobre os motivos para investir nessa carreira prazerosa:

DIVERSOS TIPOS DE FORMAÇÃO

Um dos benefícios imediatos para quem está pensando em se especializar na área é a variedade dos cursos existentes no mercado. São universidades renomadas com cursos regulares de 4 ou mais anos, faculdades que oferecem um versão tecnóloga de apenas dois anos ou cursos de qualidade reconhecida em versão expressa, que podem ser concluídos em apenas algumas horas.

Além da duração, outra facilidade para quem quer iniciar os estudos é a distância. Muitas das opções de cursos para a área já não são mais presenciais, o que dá liberdade para o estudante de aprender em qualquer lugar com o auxílio da Internet. No entanto, quem prefere ter um contato direto com os professores e colegas, mas não está com tempo sobrando pode optar pela modalidade semi-presencial, e quem faz questão de vivenciar o cotidiano do estudo intensamente consegue se matricular em um curso tradicional.

Um dos principais fatores para escolher o melhor curso é a conquista do diploma e, por isso, o candidato precisa ficar atento à emissão do certificado. Muitas vezes, as formações de curta duração ou a distância não oferecem o documento, que é essencial para comprovar o conhecimento, principalmente para quem está começando a carreira.

INTERLIGAÇÃO DAS ÁREAS DE ESTUDO

A hotelaria é uma área das ciências humanas que congrega diversos tipos de conhecimento: teoria, prática, exatas, psicologia… Tudo isso para que o profissional seja capaz de agir em todos os momentos, já que quem é hoteleiro possui uma gama variada de atuação não só no mercado de trabalho, mas até mesmo dentro de um mesmo emprego.

Um dos primeiros aprendizados da hotelaria é sobre a história do turismo e como chegamos ao esplendor deste intercâmbio de culturas pelo mundo. O aluno também aprende aspectos legais do turismo, o código de ética da profissão e o desenvolvimento sustentável dos serviços, o que é imprescindível em um período de preocupação ambiental. Quem está na formação passa a saber, ainda, sobre técnicas de emergência e recreação, além de treinar a hospitalidade para com os hóspedes. Outras matérias incluem a gestão do serviço em diversos campos de atuação, desde os tradicionais hotéis até o departamento de recursos humanos.

Por isso, quem é proativo, capaz de lidar com imprevistos e possui espírito de equipe pode se dar bem na área. Entretanto, o interessado não pode se esquecer de que está tratando com todo o tipo de gente e, para atendê-las de forma eficaz, não deve ter preconceitos relacionados a origem, classe social, faixa etária, opção sexual, cor da pele e estilo de vida.

EM ALTA NO BRASIL

Quase um milhão de turistas que estão chegando ao país para acompanhar os Jogos Olímpicos vão precisar do apoio destes profissionais. Durante a Copa do Mundo, os brasileiros receberam duas vezes mais estrangeiros do que em anos anteriores; todos eles com necessidades específicas entregues aos hoteleiros. Para suportar este contingente, o número de hotéis por aqui só tem aumentado, prometendo manter o Brasil na rota do turismo mundial.

Com o país sob os holofotes dos estrangeiros, a movimentação que os grandes eventos estão atraindo tende a crescer ainda mais nos próximos anos. Se a execução for seguida à risca, o país possui chances de sediar outras demandas mundiais, inflando a área ainda mais.

Outros fatores que contribuíram, recentemente, para o mercado de trabalho promissor para o hoteleiro foram: a popularização dos navios de cruzeiros, a proliferação de agências de turismo, novos modelos de hospedagem, barateamento de passagens aéreas e atrações diferenciadas para os turistas.

CARREIRA INTERNACIONAL

O principal atrativo para quem opta pela carreira na área da hotelaria é a possibilidade de atuar fora do país de origem. Isso acontece porque a dinâmica e a necessidade da profissão exigem profissionais capacitados em qualquer lugar do mundo, principalmente nos rumos mais tradicionais da carreira, como os hotéis, pousadas e albergues.

Grandes redes de hospedagem que possuem filiais ao redor do mundo possibilitam a mudança de país para os funcionários, enquanto que os mais aventureiros podem se dar bem ao encontrar um emprego, mesmo que temporário, em qualquer lugar onde estiverem. Quem já é experiente na área também pode arriscar e abrir um negócio próprio em um novo país, pois a versatilidade da profissão é uma verdadeira recompensa.

Se estiver interessado em seguir essa carreira, comece a investir em cursos a distância de qualidade e com certificado reconhecido, para conhecer melhor os vários segmentos dessa área e enriquecer o currículo. Veja as nossas sugestões:

> Cursos na área de Turismo e Hotelaria <
(inclui: Gestão Hoteleira, Recepcionista de Hotel, Gastronomia, Atendimento ao cliente, 
Animação e Recreação, Agente de Viagens e Inglês)
> Curso de Produção de Eventos <
> Curso de Primeiros Socorros <
> Cursos na área de Recursos Humanos <
> Curso de Empreendedorismo <

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s