Os Riscos que você terá como Empreendedor

Tendo um negócio próprio, em casa ou fora de casa, os riscos acontecerão com certeza, mas é possível amenizá-los para se tornar um empreendedor de sucesso.

Empreendedor de sucesso

Empreender significa correr riscos. É executando uma boa ideia que o empreendedor terá sucesso, mas isso não quer dizer que o trajeto até chegar lá será tranquilo, pois o empreendedorismo, em sua essência, busca quebrar paradigmas e transformar a realidade que conhecemos…..

No mundo corporativo como um todo, há pouca segurança garantida: demissões, cortes, crises e falências podem atingir o trabalhador em cheio a qualquer momento. Quando se trata de um empreendedor, que é o único responsável pelo próprio negócio, o medo da perda deve ser bem menor que a ambição a ser atingida, e é com esse espírito que a ideia deve ser conduzida, mesmo quando 75% das novas empresas não resistem ao quinto ano de vida.

Esse período é o maior desafio de uma empresa que está iniciando no mercado. Entre os problemas, o Sebrae aponta o planejamento, a gestão e o comportamento do empreendedor como as causas de morte do negócio.

No primeiro caso, os empreendedores não levantaram informações suficientes sobre a área, como o número de clientes e seus hábitos, o capital de giro, os melhores fornecedores, a quantidade de concorrentes e a localização ideal. Das 69% das empresas abertas em até 6 meses, 82 % delas acabaram sendo encerradas. Com um tempo de planejamento mais longo, é possível verificar todos os pontos necessários e aumentar as chances de deslanchar no negócio.

O segundo problema está na gestão inadequada, que pode acontecer devido à inexistência de experiência anterior, à falta de inovação e aperfeiçoamento de produtos, serviços, processos e operações, além de ser mais do mesmo, sem diferenciação dos negócios rivais. As estratégias que permitem sobreviver no mercado contam também com a divulgação, com investimentos em capacitação dos sócios e dos colaboradores e no acompanhamento das despesas e receitas geradas.

Já o comportamento do empreendedor depende mais das determinações pessoais do que da habilidade empresarial. Quem tem persistência, bom relacionamento com clientes e parceiros e se sacrifica pelo negócio tende a desenvolver melhor a visão de seus negócios. Além disso, problemas com os sócios são responsáveis pelo fechamento de 7% dos negócios, enquanto que motivações particulares acabaram com 9% deles. Por isso, o empresário precisa avaliar se este é o melhor momento para investir em sua ideia e, se for o caso, escolher um bom sócio.

As dicas de quem já se deu bem na aventura empreendedora variam. Aproveitar a oportunidade é o caso de 69% deles, mas 37% foram motivados pelo desejo de possuir um negócio próprio. Usar o próprio dinheiro ou o da família também é uma das atitudes arriscadas que foram responsáveis pelo sucesso, e só 12% precisou de empréstimo bancário.

9 em cada 10 empresários que permanecem na área estão satisfeitos com a decisão de empreender, graças à liberdade atingida e ao retorno financeiro. Para fazer parte deste grupo sortudo, é preciso saber como tornar os riscos menos desafiadores para o negócio.

COMO AMENIZAR OS RISCOS

Para começar bem, o futuro empreendedor deve estar munido de todas as informações que puder sobre o mercado. Isso envolve meses e às vezes até anos de estudo antes de finalmente apostar tudo, mas só se os prognósticos forem favoráveis. Se a pesquisa se mostrou duvidosa ou insatisfatória, é melhor pesquisar mais, adaptar a ideia ou desistir de vez, principalmente se o dinheiro não estiver sobrando.

Adquirir experiência também é essencial para ser um bom gestor. Algumas profissões permitem construir uma visão empreendedora, como administrador de empresas e analista financeiro, mas isso não quer dizer que profissionais de outras áreas não possam empreender. Já existem cursos específicos para fomentar o empreendedorismo por valores acessíveis, para que não haja desculpa sobre a falta experiência. Com isso, é possível desenvolver estratégias que vão ajudar o negócio, como o plano e o modelo de negócios, além da contratação da equipe. Uma vez habilitados para a liderança, os empreendedores vão precisar se manter sempre informados sobre a área de atuação. Por isso, a participação em palestras, encontros e workshops é obrigatória, pois, além de aprender, essas ocasiões são excelentes para estreitar os laços com parceiros, fornecedores e clientes, além de ficar a par do que a concorrência está fazendo e como fazer algo diferente para chamar a atenção e fidelizar o público.

Um fator muito importante para um risco mínimo de fracasso é o acompanhamento de toda a receita gerada e todas as despesas efetuadas. Saber onde o dinheiro está sendo gasto e de onde vêm os valores principais faz com que o gestor descubra onde pode economizar e onde deve investir, principalmente quando o negócio está no início.

Para não errar na escolha do sócio, o empreendedor não precisa contar com familiares ou amigos, pois, muitas vezes, as motivações em comum são frágeis demais para manter a sociedade. Ouvir indicações de pessoas de confiança que já estejam imersas na área e procurar por alguém que tenha características complementares vai ser essencial na hora de recorrer ao know-how do parceiro.

Já as necessidades para começar o negócio, como a verba, o espaço e os equipamentos, devem vir, de preferência, dos próprios sócios. Como o negócio pode se revelar nem tão lucrativo assim, possuir a menor quantidade de dívidas será uma vantagem enquanto o empreendimento ainda estiver engatinhando, mas, quando começar a caminhar, o investimento em expansão está liberado.

Sabendo como começar e como lidar com os imprevistos que vão surgir pelo caminho, o empreendedor tem grandes chances de realizar um sonho pessoal, que pode também ser o sonho de pessoas que ele ainda nem conhece.

Os cursos, ou treinamentos, aconselhados para se tornar um empreendedor de sucesso são os seguintes:

> CURSO DE EMPREENDEDORISMO <
> CURSO DE SUCESSO PROFISSIONAL <
> CURSO DE PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO <
> CURSO DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESA < 
> CURSO DE CHEFIA E LIDERANÇA <
> CURSO DE PROPAGANDA E MARKETING <
> CURSO DE MARKETING DE RELACIONAMENTO <
> CURSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO <
> CURSO DE FLUXO DE CAIXA <

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s