Bebê a caminho? Se prepare sem sair de casa

Saiba como se preparar da melhor forma para a chegada de seu bebê.

Cursos para gestantes

É exatamente nos primeiros meses de gestação que a maioria dos problemas começam a aparecer na mulher. Você pode ter inchaço nas pernas ou tornozelos, constipação, cólica, dor abdominal, azia, fadiga, problemas no trato urinário, entre dezenas de outros problemas que vão aparecendo aos poucos. Para cada mulher os sintomas são diferentes, mas é quase certeza que todas elas terão praticamente todos os sintomas em diferentes fases da gravidez. Se você está à espera de seu bebê e quer instruir-se melhor sobre os possíveis problemas que enfrentará nos próximos meses, este artigo poderá ajuda-la nesta fase de preparação, evitando assim imprevistos desagradáveis….

Quais são os sintomas mais comum da gravidez?

Enjoos
O enjoo matinal é um dos sintomas mais comuns durante a gestação. Apesar de serem mais frequentes nas manhãs, os enjoos também podem aparecer ao longo do dia. Para ajudar a evitar as náuseas, tente despertar sem pressa e comer bolachas leves ou cereais secos antes de levantar da cama.

Dores abdominais
Com tantas transformações ocorrendo com seu corpo, o estresse acaba sendo depositado em seus músculos do abdômen e isso pode causar dores e cãibras nessa região. Para aliviar esse problema, use um cobertor aquecido e fale com seu médico. Existem alguns exercícios moderados que servem para ajudar a musculatura abdominal a ficar mais resistente, diminuindo as dores e trazendo mais bem estar.

Inchaços
É comum também a mulher ter inchaços durante a gestação. Para diminuir ou evitar inchaços, evite ficar de pé por muito tempo e use sempre sapatos confortáveis. Ficar deitada é bem melhor do que sentar-se.

Constipação
A constipação pode ser evitada exercitando-se regularmente, bebendo bastante água e comendo alimentos ricos em fibras, como grãos, legumes, pães integrais e frutas.

Fadiga
A fadiga geralmente chega como causa de noites mal dormidas, podendo também surgir do estresse. A fadiga melhora com um bom descanso. Você pode optar por tirar cochilos durante o dia.

Azia
Desde o início da gravidez, muitas mulheres têm episódios de fadiga, que pode ser tratada com medicamentos leves – consulte um médico para saber se você pode ingerir o medicamento durante a gestação antes de usar. Evite também roupas muito apertadas, pois isso ajuda a amenizar a fadiga.

Enfermidades na bexiga
A bexiga pode ser um dos piores problemas da gravidez. Deve-se beber bastante água e evitar a ingestão de café, chá, açúcar e alimentos refinados. Inclua a vitamina C em sua alimentação e equilibre sua dieta.

Alimentação na gravidez. Cuidado!

Durante a gravidez é importante ingerir proteínas, ferro e vitaminas para manter sua saúde e a saúde de seu bebê em dia. Evite comer demais e coma melhor para sentir-se mais saciada. Quando a mulher está grávida o corpo gasta mais energia e é aconselhável, principalmente nos 3 últimos meses, consumir 200 calorias a mais – duas torradas de manteiga. Evite peixes, ostras, queijos com fungos, carne crua ou malpassada, fígado ou miúdos e, claro, as bebidas com cafeína e alcoólicas. É indicado também o uso de suplementos como o ácido fólico e demais vitaminas que seu corpo não consiga absorver corretamente. A deficiência da vitamina B, por exemplo, está relacionada com a formação neurológica do baby.

Outra dica é jamais fazer regime. Isso prejudica você e seu bebê e, dependendo do tipo de dieta, pode acabar piorando os sintomas da gestação. Às vezes, engordar durante a gestação deixa o bebê mais saudável, então não saia por aí fazendo qualquer regime com o intuito de perder peso em plena gestação.

Atividades físicas: benéfico ou prejudicial?

As atividades físicas são sempre bem-vindas, principalmente nos primeiros meses de gestação, mas devem ser leves e não podem sobrecarregar demais o corpo. Lembre-se sempre de que você tem um bebê em formação dentro de si e deve evitar atividades muito agressivas e que causem muita desidratação ou cansaço. Existem exercícios leves e moderados para as grávidas que querem continuar exercitando seus músculos, mas eles precisam ser feitos sob a supervisão de um médico e sem exageros.

Quer saber mais?

Com os Cursos para Gestantes e de Aleitamento Materno, disponibilizados no site Cursos 24 Horas,  você vai poder se aprofundar mais sobre alimentos que não podem faltar em sua dieta, o que fazer para aliviar os sintomas da gravidez, possíveis riscos ou doenças temporais que podem surgir, além de aprender sobre a importância da amamentação, posição ideal e dificuldades do aleitamento, doação de leite materno e políticas de incentivo, entre muitas outras informações que vão ajuda-la a preparar-se melhor para desempenhar seu papel de mamãe.

Acesse aos Cursos:
> CURSO PARA GESTANTES <
> CURSO DE ALEITAMENTO MATERNO <

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s