Problemas de Memória? Saiba como ativar a sua de forma simples

Não quer mais passar pelo “deu branco”? Então veja o que você pode fazer para estimular a memória e obter ótimos resultados no trabalho e nos estudos.

Problemas de memoria

A memória é a capacidade de adquirir, armazenar e recuperar informações internas no cérebro, ou externas, de dispositivos artificiais. Na prática, ela tem se tornado uma das grandes apostas dos vestibulandos para garantir um bom desempenho nos vestibulares e processos seletivos. Mas, o stress e a rotina intensa de estudos ocasionam o desgaste mental, o que dificulta todo o processo …

A falta de atenção origina lapsos de memória, que tem sido considerado um dos principais obstáculos na perda de memória, principalmente aos estudantes. O ideal é estar sempre exercitando a mente e priorizar os detalhes. As associações de conteúdo + imagem, símbolos, links, etc, auxiliam a lembrar de determinado fato/acontecimento. A organização dos materiais para estudo e a revisão desses, são importantes para a memorização.

É possível perceber que uma boa memória depende de hábito e treino, portanto, o mais aconselhável é trabalhá-la durante a vida para obter bons resultados. Antes de uma prova ou apresentação, seja na faculdade ou no trabalho, exercite a sua memória, estude, planeje, pois ela é uma peça fundamental que exige calma e dedicação.

Os Radicais Livres

 

Durante a vida, as células localizadas no cérebro sofrem com os radicais livres, pois eles comprometem e diminuem a produção de energia produzida mentalmente. A ação destes componentes implica na atuação dos neurônios, e provocam o desaparecimento das sinapses, reduzindo a capacidade de comunicação entre as células e ocasionam o mal funcionamento intelectual.

Quando os radicais livres sofrem grande exposição, os neurônios podem ser destruídos e essa ação pode estimular doenças degenerativas como alzheimer, parkinson e outras. Estudos sobre o assunto são realizados, mas nenhum conclusivo. Porém, é sugerido que a melhor maneira de evitar doenças relacionadas ao cérebro é fornecer a ele mais antioxidantes, para assim, combater os radicais livres.

Veja a lista de alguns alimentos que ajudam a estimular a memória e a eliminar os radicais livres:

Carnes, aves, grãos integrais, leguminosas, leite e derivados são alimentos fontes de vitaminas B, que ajudam a regular a transmissão entre os neurônios. A carne vermelha também contém ferro que pode colaborar com a boa memória.

Peixes: principalmente os de água fria (salmão, anchova, sardinha, atum, arenque), são fontes de ácidos graxos ômega 3, poderoso antioxidante.

Gema de ovo: contém colina, condutor do neurotransmissor acetilcolina, que pode melhorar a memória. A falta dela é associada à doença de Alzheimer, causa comum de demência.

Frutas e vegetais amarelos: mamão, manga, pêssego, cenoura, abóbora, etc, são alimentos que contém betacaroteno, antioxidante que combate o envelhecimento celular.

Frutas vermelhas: como morango, cereja, framboesa, amora, pitanga, melancia e tomate, também possuem antioxidantes que combatem os radicais livres e ajudam na memória.

Oleaginosas: castanhas, nozes, amêndoas, avelãs, amendoim, são ricas em vitamina E e selênio, também fontes de antioxidantes.

Como se percebe, há vários alimentos fontes de antioxidantes ao seu alcance, então aproveite para ter uma alimentação variada e consuma no seu dia a dia todos os grupos alimentares.

Boas Práticas

Além da alimentação, exercitar a memória é uma das dicas preciosas que a neurocientista Carla Tieppo nos conta. A ginástica cerebral é uma das mais importantes a ser praticada e, claro, estudar é uma tática infalível. Afinal, acumular conhecimento nunca é demais e sempre acrescentará em qualquer fase da sua vida.

Aproveite este cursinho aqui abaixo, disponibilizado pelo Cursos 24 Horas, para aprender técnicas simples que ajudam a memorizar dados importantes para sua vida, seus estudos ou sua carreira, aumentando a velocidade de leitura e memorização do conteúdo.

Tem professor online para suporte, videoaulas, apostilas e ainda entregam uma certificação reconhecida em todo território nacional que pode ser utilizada em Faculdades, Universidades, Concursos Públicos, Provas de Título, e constar no currículo:

> CURSO DE MEMORIZAÇÃO E LEITURA DINÂMICA <

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s