Aprenda tudo sobre Enem, ProUni, Fies e Sisu

Enem Prouni Sisu Fies

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova criada em 1998 pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) do Brasil que é utilizada como ferramenta para avaliar a qualidade geral do ensino médio no país.

Atualmente, o exame também é utilizado como porta de acesso ao ensino superior em universidades públicas brasileiras através do SiSU (Sistema de Seleção Unificada) e particulares, através do ProUni (Programa Universidade para Todos). (Continue lendo …)

A partir de 2009, também passou a servir como certificação de conclusão do ensino médio em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), antigo supletivo, substituindo o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). (para maiores de 18 anos).

Também é necessário para obtenção do financiamento estudantil (FIES), para aqueles alunos, cuja renda, não permitiu bolsas de 100% via ProUni.

Em resumo, quais as Vantagens de Fazer o ENEM?

— Conseguir uma bolsa no PROUNI (de 50 ou 100% conforme a renda per capta)
— Conquistar a certificação do Ensino Médio e prosseguir nos estudos
— Obter um financiamento através do FIES para pagar o ensino superior em uma instituição particular
— Conquistar uma vaga em uma universidade pública (via SISU).

O que é o PROUNI?
O ProUni – Programa Universidade para Todos foi instituído em 2004 pelo Governo Federal do Brasil com a proposta de oferecer a alunos de baixa renda bolsas de estudo (integrais ou parciais) em faculdades privadas, concedendo à estas isenção de alguns tributos fiscais.

Através do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) o aluno terá que atingir o mínimo de 450 pontos (considerando a contagem de pontos realizada desde 2010, pelo novo modelo do ENEM: notas de 0 a 1000) para participar do processo.

As bolsas são distribuídas de acordo com a pontuação do aluno no exame. Quanto melhor o desempenho, mais chances o aluno terá de escolher o curso e a instituição de ensino que pretende estudar.

Quais os tipos de bolsa oferecidos pelo ProUni?
Bolsa integral: para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.
Bolsa parcial de 50%: para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.

O que é o FIES?
O Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies) é um programa do Ministério da Educação destinado a financiar prioritariamente estudantes de cursos de graduação.

Para candidatar-se ao Fies os estudantes devem estar regularmente matriculados em instituições de ensino não gratuitas cadastradas no programa. Todas as operações de adesão das instituições de ensino, bem como de inscrição dos estudantes são realizadas pela internet, o que traz comodidade e facilidade para os participantes, assim como garante a confiabilidade de todo o processo.

O que é o SISU?
Sistema de Seleção Unificada (SiSU). É o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam novos estudantes exclusivamente pela nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (ENEM).

Quem pode fazer o ENEM?
Alunos que estão estudando no ensino médio, supletivo, escolas técnicas, alunos que já terminaram o ensino médio EM QUALQUER ÉPOCA, alunos que estão estudando em cursos superiores, alunos que trancaram suas matriculas em faculdades públicas ou privadas, alunos que queiram conseguir a certificação do Ensino Médio.

Quais as chances de ser aprovado no ENEM?
Através de dados do Ministério da Educação a nota média dos alunos no Enem são 450 pontos (numa escala de 0 a 1.000 pontos).
Com o Preparatório Online para o Enem da Escola Zeus (em colaboração com o Iesde) os alunos, no ano passado e em anos anteriores, alcançaram média entre 720 a 850 pontos, sendo esta uma faixa de pontos que 85% dos alunos conseguem a bolsa do ProUni. Sendo assim as suas chances de conseguir entrar em faculdades públicas ou conseguir a bolsa do ProUni aumentam em muito com este cursinho preparatório que aconselhamos aqui no fina do artigo.

Dúvidas frequentes dos candidatos:

O ALUNO QUE ESTÁ FAZENDO CURSO SUPERIOR EM FACULDADE PARTICULAR pode fazer o ENEM e se conseguir a bolsa do ProUni, ele pode continuar no curso e à partir do momento que ele se tornou bolsista, ele pára de pagar? Sim

E se o aluno começou a faculdade e trancou ele pode fazer o ENEM e voltar onde ele parou e à partir dali ser bolsista? Sim (Desde que ele esteja dentro do prazo que a faculdade o permita manter a matricula trancada).

O aluno que está fazendo a faculdade particular e pagando, ele pode fazer o ENEM e tentar a bolsa do ProUni? (desde que tenha estudado em escola publica no ensino médio ou foi bolsista de escola particular e tenha renda média máxima per capta de 3 salários) Sim

E se ele quiser continuar a pagar a faculdade e ao fazer o ENEM, ele pode disputar uma vaga na faculdade pública através do ENEM? Sim

E se o aluno estuda em faculdade pública e queira ser bolsista do ProUni e continuar a fazer a faculdade pública ele pode? Sim (desde que obviamente ele atenda as requisitos do ProUni)

Se eu fui bolsista do ProUni, posso disputar outra bolsa? Não

Se eu já sou formado em algum curso superior eu posso disputar a bolsa do ProUni? Não

Mas tentar pelo ENEM entrar em faculdades públicas eu posso ? Sim

Não existe nenhuma classe de profissionais já formados que possam disputar a bolsa do ProUni mesmo formados? Sim 
Qual?
Professores do ensino público efetivados que queiram fazer cursos de licenciatura, mesmo sendo formados é a única classe que pode fazer um novo curso superior pelo ProUni.

O aluno que está na faculdade particular (já cursando) ele tem que obrigatoriamente fazer o ENEM para conseguir o Fies? Não

O aluno que quer fazer um curso superior e ainda vai começar a fazê-lo e quiser o empréstimo do Fies ele tem que ter feito o ENEM? Sim

Se não fez ele não vai conseguir o empréstimo? Não

PREPARATÓRIO ONLINE PARA ENEM E VESTIBULAR:

Cursinho Escola Zeus / Iesde Brasil <

Sites importantes sobre este tema:

ENEM: http://www.enem.inep.gov.br
PROUNI: http://siteprouni.mec.gov.br
SISU: http://sisu.mec.gov.br
FIES: http://sisfiesportal.mec.gov.br

Um comentário em “Aprenda tudo sobre Enem, ProUni, Fies e Sisu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s