Produza Textos de qualidade evitando estes 4 Erros de Português

Vamos destacar aqui apenas 4 erros de português que muitos cometem na produção de seus textos. Continue lendo para descobrir quais são esses erros; comece a escrever corretamente e compartilhe com seus amigos. Bom proveito!

4 Erros de português

Erro 1: Costume é igual a hábito

Costume é o modo em que as pessoas agem de forma geral. Hábito é o modo em que as pessoas agem de forma pessoal, peculiar, particular.

Exemplos:

  • Tenho o hábito de me deitar tarde.
  • Os brasileiros têm o costume de serem hospitaleiros com os turistas.
  • Ana possui o hábito de estudar em casa todos os dias.
  • O povo paulista tem o costume de trabalhar bastante.

Erro 2: Comentar sobre…

Muito comum entre notícias de jornais, blogs e sites, páginas de facebook, é o uso de comentar sobre tal assunto. Mas a realidade é que esse uso é errado. Sobre é uma preposição que significa aquilo que está em cima. Ex: O livro está sobre a mesa (em cima).

Segundo a norma culta, ninguém comenta nada “sobre” coisa alguma. Quem comenta, comenta alguma coisa.

Ex: Comente dessa violência que o Brasil está enfrentando nesses dias atuais /  O povo comentou esse escândalo de corrupção por vários anos.

Erro 3: Quantia de dinheiro

“Trago sempre uma pequena quantia na carteira”, essa é a forma correta de escrever. Porém, o que vemos muito em alguns lugares é “quantia de dinheiro”. Bem, quantia é a soma ou importância em dinheiro, por isso, se torna redundante escrevê-la assim.

Erro 4: Planejar antes ou antecipadamente

Aqui está explícita a redundância na escrita, pois quem planeja, planeja com antecedência. Portanto, evite a expressão planejar antes ou antecipadamente, pois já está inserida no verbo planejar. Quem planeja já traça antecipadamente seus passos, as suas ações.

Se identificou com algum desses 4 erros de português? Já cometeu algum deles ou viu nas redes sociais, blogs, jornais e sites?
Se quiser compartilhar com seus amigos a fim de que mais pessoas aprendam a forma correta, então, fique à vontade!
Veja como você se sai no Teste de Redação proposto pelo site UOL Educação, clicando nesse link: >> Teste De Redação <<

Saiba que escrever bem se aprende, em qualquer momento da vida. Para aprimorar suas técnicas aconselhamos o Curso de Escrita e Redação disponível no site Cursos 24 Horas, que foi feito exatamente para lhe ensinar a desenvolver sua habilidade de escrever corretamente e com elegância na língua portuguesa.

Atualizado com as novas regras da língua portuguesa, o curso aborda técnicas para que você possa escrever e se expressar de forma concisa e coerente, apresentando desde regras básicas (como acentuação, uso da crase, etc.) até avançadas, de gramática e estilo. Mostra também dicas para a redação no ENEM, os principais erros de vestibulandos e suas correções.

>> CURSO DE ESCRITA E REDAÇÃO <<

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s