Colabore em Casa na Educação de seus filhos

O suporte dos pais e a criação de um bom convívio familiar, como extensão da escola, contribuem de forma significativa para o desenvolvimento educacional das crianças. Quando os responsáveis incentivam o aprendizado e compartilham da vida escolar, além de se alfabetizarem com mais facilidade, os filhos alcançam notas melhores, permanecem por mais tempo no sistema de educação e alcançam renda superior na idade adulta…

A família pode prestar ajuda de diversas formas: conversando a respeito do cotidiano na escola (qual conteúdo foi trabalhado naquele dia, quais atividades foram executadas, projetos futuros etc.); participando das reuniões escolares; verificando o caderno da criança frequentemente; e impedindo que o estudante deixe de ir às aulas.

É importante que os pais estejam disponíveis para ajudar nas tarefas do colégio sempre que possível e continuem fazendo isso nos níveis que se seguem após a alfabetização. Ao sanar as dúvidas e ajudar a encontrar soluções, os adultos estão mostrando às crianças o quão importante são os estudos e o quão eles se interessam por elas, fazendo que se sintam amadas e valorizadas.

Muitos pais têm consciência da seriedade que é auxiliar os filhos no seu desenvolvimento educacional, mas se sentem inseguros em fazê-lo por já terem concluído os estudos há um determinado tempo. Nesses casos, a internet pode ser uma grande aliada e revelar boas alternativas de conteúdo, permitindo a revisão de diferentes disciplinas.

Para suportar os filhos da melhor forma, além das disciplinas específicas ensinadas na Escola, existem treinamentos pedagógicos que podem ser fundamentais na hora de se relacionar com eles.

No site Cursos 24 Horas, por exemplo, existem cursos na área de Pedagogia que podem ajudar você e seus filhos a enfrentar todo tipo de situação, seja do ponto de vista da “Educação Escolar” como também da mais importante “Educação Social”.

Por exemplo, apesar de toda a repercussão e de alguns casos evidenciando este tipo de violência, o Bullying ainda é visto como brincadeira de criança. É importante, porém, salientar que este comportamento não deve ser considerado de tal forma. O Bullying pode causar graves transtornos mentais e de personalidade em suas vítimas. Para auxiliar educadores e pais que devem enfrentar esse problema com suas crianças, sejam elas vítimas ou culpadas, existe um excelente Curso de Bullying que ensina como identificar e tratar esses casos e conhecer o papel da família, da escola e da sociedade na prevenção do Bullying. Se aprende também como criar um projeto antibullying.

Outro tema delicado é a Educação Sexual que costuma ser um tabu, tanto em casa quanto na sala de aula. Qual é a idade correta para falar sobre educação sexual com uma criança? Se por um lado os pais não querem antecipar o início da vida sexual de seus filhos, por outro a demora em abordar este assunto pode fazer com que a criança receba informações de fontes não confiáveis, ou deixe de recebê-las em um momento que seria adequado. O objetivo do Curso de Educação Sexual é orientar pais, professores e profissionais da educação, sobre como abordar esses assuntos de forma correta e no momento correto, tratando de assuntos como a prevenção de DSTs, a responsabilidade de cuidar do próprio corpo, a gravidez precoce e indesejada, entre outros temas. O curso vai proporcionar dinâmicas para serem aplicadas com crianças e adolescentes.

Voltando a área puramente escolar, são aconselhados os Cursos de Alfabetização, Educação Infantil, Atividades Lúdicas, Educação Especial, Distúrbios de Aprendizagem e os outros que podem ser encontrado na área de Pedagogia do site Cursos 24 Horas.

>> Cursos na Área de Pedagogia <<

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s