Aprenda a Organizar seus Estudos

Para prepare-se física e psicologicamente para o Enem, Vestibular, Concurso ou outro exame, o primeiro passo é organização. Aqui temos algumas sugestões para você criar uma programação que combine com você.

Se você já prestou EnemVestibular ou Concurso em outros anos e não passou, aproveite para identificar seus pontos fracos. Faça uma lista com problemas identificados no modo como você estudou e realizou as provas no ultimo ano.

Perdeu muito tempo na internet? Não administrou bem o tempo na hora da prova? Anote tudo e pense em soluções para que isso não se repita este ano. Por exemplo, se você demorou muito tempo para terminar a prova de Redação, estabeleça a meta de escrever mais textos durante o ano. Se possível, procure algum bom Cursinho com professor ou suporte online que possa corrigir suas Redações.

(Continue Lendo ….) 

Para Quem faz Cursinho Presencial
Se você faz cursinho, receberá orientações e dicas durante as aulas. Mas para compreender o conteúdo e fixá-lo é fundamental reler a matéria e fazer os exercícios em casa. O melhor é estudar as matérias no mesmo dia em que teve a aula, aproveitando que o conteúdo está fresco na memória. Feche a semana estudando tudo o que viu durante as aulas. Se o professor está falando de Ásia, não estude Europa quando chegar em casa. Misturar as coisas não dá certo.

Se você só faz cursinho, procure aproveitar o dia todo para os estudos. Se tem aulas de manhã, estude em casa durante a tarde e a noite. Nos sábados, estude um pouco de manhã e à tarde. A noite está liberada para passeios ou descanso. Os domingos também são dias livres para você, a menos que esteja com o conteúdo muito atrasado.

Para Quem pretende Estudar em Casa
Quem pretende estudar por conta própria precisa tomar mais cuidado na hora de organizar suas atividades, dividindo o dia em períodos específicos. A internet é uma aliada que ganha importância especial nesses casos, ajudando a esclarecer dúvidas que possam surgir nas matérias. O Conselho é procurar algum bom Cursinho Preparatório Online e assim não se preocupar com a procura de material, organização de conteúdo, exercícios, etc.

** A nossa indicação, com relação a Preparatórios Online, é o Cursinho criado pela Escola Zeus, com vídeo aulas do IESDE Brasil. A relação qualidade / preço faz toda a diferença; o curso oferece muitas dica, Técnicas de Memorização, mapas mentais e o apoio de profissionais como o  Profº Sérgio Nogueira do Soletrando.

Acesso ao Preparatório >> Cursinho Escola Zeus / IESDE

Outros Cursinhos baratos, úteis para Vestibulares e Concursos, você encontra aqui:

>> Cursos Online na área de Vestibular <<

>> Cursos Online na área de Concursos <<

Para Quem tem que trabalhar
Para aqueles que trabalham, o segredo é comprar tempo. Almoce por 15 minutos e use o restante do tempo para estudar, por exemplo. E aproveite o tempo que passa no transporte público ou no carro também, ouvindo aulas gravadas, por exemplo. Sábado e domingo são dias úteis que devem ser usados para o estudo. Eles só não devem ficar até muito tarde acordados. A noite pode ser usada para descansar.

E nas férias e feriados?
Nas férias, aproveite as primeiras semanas para descansar. Se for Viajar e quiser mesmo levar algum livro, prefira as obras de literatura indicadas em vez das apostilas, porque será uma leitura mais agradável. Mas nos últimos dias é preciso fazer um aquecimento para voltar à rotina, voltando a estudar devagar.

A forma como você poderá aproveitar os feriados vai depender do fato de estar em dia ou não com as matérias. Se estiver, pode estudar só no período da manhã, por exemplo, e descansar durante a tarde e a noite. O importante é não deixar de aproveitar o período para estudar pelo menos um pouquinho.

Faça:

curtir

– Pausas curtas entre uma matéria e outra. Você pode, por exemplo, estudar por 50 minutos cada matéria e descansar por 5 a 10 minutos.

– Treinar Redação.

– Fazer alguma atividade física, como andar de bicicleta, correr, jogar bola. Desde que isso não ocupe muito tempo. Ir à academia por uma hora, duas ou três vezes por semana, ajuda a liberar o estresse.

Não Faça:

Descurtir– Estudar com a televisão, messenger ou telefone ligados. Separe bem o tempo de estudar e o tempo para as distrações.

– Estudar até muito tarde e dormir pouco. Estudar depois de uma noite mal dormida não rende nada. Se o sono vem forte durante a tarde, tirar um cochilo depois do almoço é uma boa e até ajuda no aprendizado. Mas nada de passar a tarde inteira dormindo: alguns minutos já bastam. Se mesmo assim o sono persistir, pare um pouco e faça exercícios físicos.

– Estudar em grupos. Estudar é um ato solitário. Fazer isso em grupo acaba sendo perda de tempo porque as pessoas começam a divagar. Estudar em grupo só é bom para tirar dúvidas ou discutir alguns temas.

Espero tenham gostado de nossas dicas e Bons Estudos!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s