Como Estudar em Casa em 6 Passos

Como estudar em casa em 6 passos

Saiba que aprender em casa, sem professores ou aulas presenciais, precisa de muita mais disciplina!

Por isso, é importante seguir algumas regras para alcançar a concentração necessária nesse ambiente particular e bem diferente de uma sala de aula. Separamos nesse post 6 dicas para te ajudar. Clique no botão “Continue Reading” e descubra! 

Curta também nossa Fan Page: Como Estudar em Casa  

#1 – Rotina

Estabeleça horários fixos para tudo. Estudar, comer e dormir sempre em horas diferentes, por exemplo, dificulta a ambientação do corpo e prejudica o rendimento. Cuidar do sono é fundamental porque melhora o funcionamento do cérebro. Oito horas de descanso é o ideal!

#2 – Ambiente

O ambiente de estudo precisa seguir padrões. Boa luminosidade diminui a sonolência, mas o tiro pode sair pela culatra de noite. Luz excessiva inibe a produção de melatonina, o hormônio do descanso e pode causar insônia.

#3 – Respeite os Limites

A concentração diminui a cada 50 minutos de estudos consecutivos. Recomenda-se parar 10 minutos por hora. Vale tomar água, olhar a paisagem ou qualquer coisa que permita descanso. A região do cérebro responsável pelo raciocínio, alcança potência máxima às 11:00 horas. É o momento ideal para estudar o assunto mais importante do dia.

Como estudar em Casa em 6 passos

#4 – Pratique

Para as disciplinas exatas, fazer exercícios práticos ajuda a testar o aprendizado. Para as outras disciplinas, após terminar o estudo diário, escreva por 5 minutos o que vier à cabeça sobre o tema, sem se preocupar com a lógica e a pontuação. O resultado ainda pode servir como resumo nas vésperas de provas.

#5 – Prefira Curso Online e Vídeo Aulas

Estudar com livros ou apostilas pode ser positivo em alguns casos como concursos, por exemplo, mas é sem dúvida muito mais cansativo. O tempo parece transcorrer mais lentamente e a atenção costuma diminuir mais rapidamente. Os Cursos Online com vídeo aulas seguram a atenção por muito mais tempo, os conceitos são assimilados mais rapidamente pelo seu cérebro e a variedade de ferramentas oferecidas, como vídeo aulas interativas, exercícios, chat, etc, deixam seus estudos menos pesados e mais divertidos.

#6 – Divirta-se

Não exagere com o estudo. O estresse esgota a atividade dos neurônios, causa problemas na transmissão e faz com que as sinapses não ocorram adequadamente. Nada como se divertir de vez em quando. Cinema, shows, jantares, bares, viagens curtas (2 ou 3 dias no máximo) e namoros ajudam a relaxar e são, sim, muito bem-vindos aos fins de semana.

Resumindo: 

5 comentários em “Como Estudar em Casa em 6 Passos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s