Vocação Profissional: aprenda a conhecer a sua

Ainda não encontrou a melhor opção para sua carreira profissional? Confira algumas dicas para te ajudar na hora de escolher.

Vocação profissional - Vocação Profissional: aprenda a conhecer a sua

Em algum momento da sua infância você se deparou com a seguinte pergunta: O que você quer ser quando crescer? Está é uma frase bem comum na vida de crianças e adolescentes e é muito utilizada na maioria das vezes pelos pais ou familiares.

Ter vocação para alguma profissão pode ser considerado em senso comum, um dom. Mas a verdade é que para descobrir essa vocação é preciso muito mais do que familiaridade com a coisa …




É normal encontrar jovens sendo inseridos no mercado de trabalho, ainda sem nenhuma afinidade profissional aparente. Entretanto, é preciso determinar alguns fatores importantes para realizar essa escolh

Autoconhecimento

O primeiro passo antes de tentar descobrir sua profissão, é descobrir a si mesmo. Conhecer suas preferências, seus sonhos e objetivos, são peças chave para iniciar este processo.

Saber identificar quais situações te deixam mais confortável, ambientes onde você gosta de estar, coisas sobre as quais se interessa a ler. Tudo deve ser considerado.

Existem ainda, alguns exercícios que poderão ser realizados, a fim de promover o autoconhecimento:

Quem sou eu? : Neste exercício você deverá utilizar uma folha de papel sulfite dobrada em quatro partes. Em uma delas escreva a seguinte frase: quem sou eu?

Na segunda parte da folha, escreva: quem eu quero ser? E no outro quadrado: o que precisará realizar para chegar até lá. O último pedaço deverá ficar em branco.

Após escrever suas considerações, você deverá analisar as respostas e verificar a distância entre seus sonhos e sua realidade.

No último quadrado, você poderá escrever sobre a sua percepção de você mesmo ao analisar suas respostas. Isso ajuda a ter mais confiança.

Esse exercício é importante para iniciar o processo de descobrimento do eu interior e identificar suas metas e projetos para o futuro.

Leitura: a melhor maneira de adquirir conhecimento é por meio da leitura. Existem livros especializados para autoconhecimento, procure encontrar o que você mais se identifique.

Exercitar a mente é importante não só para o autoconhecimento, mas também serve para ajudar na escolha profissional.

Explorando as Profissões

Agora que você conseguiu identificar sua identidade, é hora de começar a buscar o que mais lhe atrai no âmbito profissional.

Quando ainda estamos na escola, é comum termos mais afinidade com algumas matérias. Mas não se engane, isso não quer dizer que se você tem preferência, por exemplo, em biologia, será um futuro biólogo.

Essas afinidades servem para nos ajudar, mas não para determinar futuras profissões.

Você deverá pesquisar sobre o que mais lhe atrai e existem inúmeros locais para isso. A internet pode ser um deles. É possível encontrar testes vocacionais, que são baseados em suas preferências e podem te nortear quais as profissões têm a ver com o seu perfil.

Outras maneiras de descobrir compatibilidade com alguma profissão: as feiras promovidas especificamente para estudantes que ainda encontram-se indecisos.

A Feira Guia do estudante em São Paulo, por exemplo, acontece anualmente no mês de setembro, e traz informações sobre universidades, cursos e carreira profissional.

Quando identificar alguma carreira que lhe chame a atenção, procure profissionais ou cursos específicos, mesmo online, que possam te ajudar a conhecer um pouco mais sobre a área.

É importante lembrar que como seres humanos, estamos em constante mudança, e isso significa, portanto, que não há somente uma profissão certa a se escolher.

Ao longo da vida, conforme vamos adquirindo experiências e sabedoria, podemos mudar nossa visão, desejando conhecer outros ambientes. E isso não é nenhum pecado. É essencial permitir-se.

Não se desespere caso ainda não tenha encontrado sua vocação profissional. Algumas pessoas levam mais tempo do que as outras, e isso é absolutamente normal.

Dizer que não têm nenhum talento é um equívoco. Todos nós possuímos algo em que nos destacamos mais, você só precisa aprender a observar.

Tenha Foco

É muito comum ouvir conselhos de pessoas mais velhas sobre qual carreira seguir, porém, na maioria das vezes estes conselhos são repletos de juízos de valor.

Profissões como: medicina, direito ou engenharia, são conhecidas popularmente por ser o sonho de todos os pais para seus filhos, por trazerem um bom retorno financeiro.

Ganhar dinheiro é muito bom, mas a escolha da sua carreira não deve estar atrelada somente a isso. É necessário fazer algo que lhe traga prazer e felicidade.

Quando é possível juntar as duas coisas, aí é só comemorar. Atuar na área desejada, fazendo o que gosta e sendo bem remunerado é o sonho de todo profissional.

Observe, leia, faça cursos e pesquise. Isso será fundamental para ter certeza de que a profissão que você escolheu é a melhor opção.

Mas, caso não seja, não há nenhum problema. Há um mundo de opções pelo qual você pode percorrer até encontrar a que se encaixa nas suas preferências.

Fique atento às mudanças de mercado, existe sempre uma nova alternativa para quem ainda não encontrou a carreira dos sonhos.

Para ajuda-lo nesse caminho, sugerimos alguns cursos rápidos e baratos:

CURSOS PROFISSIONALIZANTES
CURSO DE SUCESSO PROFISSIONAL
CURSO DE RECOLOCAÇÃO PROFISSIONAL




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *