Trabalhar em Casa como Professor Particular!

Ganhe dinheiro ensinando o que mais gosta ou sabe.

professor particular - Trabalhar em Casa como Professor Particular!

Desde a chegada da internet nossos horizontes foram ampliados de tal forma que hoje é quase impossível nos imaginarmos offline.

Junto com o advento de todas as ferramentas trazidas pela rede, o modelo educacional também sofreu constantes transformações em todo o globo.

Diariamente, vemos cursos EAD sendo criados e alunos se formando sem sequer estar presentes nas instituições de ensino …

Esse avanço em ambos os setores fez com que o mercado de trabalho também se adaptasse às novidades e hoje o número de profissionais que trabalham de suas casas, com ou sem carteira assinada, é grande. O fato é que o acesso a conteúdos online e em tempo real vem cada vez mais democratizando a forma como se ensina e se aprende, quebrando paradigmas e revolucionando as formas de relação professor-aluno.

Do que posso me tornar professor?

Hoje, não é mais necessário um diploma para ensinar, assim como não é preciso matricular-se em uma escola para aprender. Nos tempos modernos, quem quer aprender, pode aprender e quem quer ensinar, pode ensinar. Isso só depende das buscas e da negociação entre indivíduos e a internet é o campo mais favorável para a divulgação de seu trabalho.

Mas, o que posso ensinar? É possível ensinar basicamente tudo, desde áreas nas quais você tenha especialização (informática, matemática, sociologia) até habilidades adquiridas ao longo da vida (domínio de idiomas) e hobbys (arte, música, canto).

Ensinar online é uma forma bastante eficiente de aumentar sua renda e trabalhar por conta própria, sem precisar assinar carteira ou sair de casa e pegar trânsito. É óbvio que a atividade exige habilidades técnicas, mas o mais importante é que o conteúdo tenha utilidade para os alunos. Você vai precisar esforçar-se e estar disposto a encarar obstáculos, além de saber determinar exatamente o que irá ensinar, como irá assinar, quais ferramentas irá precisar, para quem irá ensinar e porquê decidiu isso.

Como posso dar os primeiros passos?

Antes de mais nada, escreva no papel seus objetivos e o impacto que você quer causar através de suas aulas; se seu principal objetivo é financeiro, profissional, ou o fato de poder ajudar pessoas e disseminar conhecimento. Após ter listado seus objetivos, inicie a elaboração de um orçamento, no qual será verificado quanto você poderá gastar, qual sua renda atual, e quanto você quer obter de retorno do investimento. Feito isso, pergunte: o que sei fazer melhor? Tenho especialização? Posso ou não monetizar meu conhecimento? Sei o suficiente para ensinar a outras pessoas? As pessoas vão querer aprender? Essas e outras perguntas devem ser diluídas antes de se ter uma ideia final sobre o que será ensinado.

Curso de Planejamento de Ensino

planejamento de ensino - Trabalhar em Casa como Professor Particular!

Com um bom Curso de Planejamento de Ensino você poderá mergulhar no universo dos professores e aprofundar-se sobre os desafios enfrentados no ensino e de como um conteúdo deve ser aplicado, além de aprender sobre planejamento educacional, recursos didáticos, metodologias de ensino, técnicas para resolução de problemas, entre muitos outros pontos que estão presentes no dia a dia de um professor.

Além do curso de Planejamento de Ensino citado acima, tem muitos outros cursos na área de Pedagogia que poderão ser  fundamentais para desenvolver essa atividade, como por exemplo o curso de
Informática na Educação.

Clique nos links deste artigo, identificados pelo texto azul, para encontrar cursos / treinamentos que o ajudarão a montar e desenvolver da forma melhor essa importante e lucrativa profissão de “professor particular”. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *