Renove seus Conhecimentos para o Mercado de Trabalho

Reinventar-se no mundo dos negócios é cada vez mais fácil, graças a cursos online que qualificam ainda mais as suas capacidades

mercado de trabalho - Renove seus Conhecimentos para o Mercado de Trabalho

Para se destacar no mercado de trabalho, nada melhor do que se manter atualizado sobre a sua área ou aprender conhecimentos relacionados a sua profissão …

O esforço é necessário, pois a competitividade do mercado aliado ao período de crise econômica brasileira faz com que os índices de rotatividade só aumentem. Se você está tentando se recolocar profissionalmente, a renovação também é um passo importante para a carreira.

De acordo com dados do I Seminário sobre Rotatividade no Mercado de Trabalho de 2014, a taxa de turnover nas empresas aumentou de 52% para 64% em apenas 10 anos. Em 2015, segundo levantamento preparado pela CNI (Confederação Nacional da Indústria), somente 35% dos trabalhadores se mantinham na mesma área de atuação há mais de dez anos e 24% há mais de 15 anos. Os dados mostram que está se tornando cada vez mais difícil para os trabalhadores conquistar o cargo almejado.

O turnover, ou seja, o alto índice de rotatividade, é ruim para as empresas. Ele impacta em custos, decorrentes da rescisão do contrato, do recrutamento e do treinamento de um novo profissional. As mudanças refletem, ainda, no comprometimento e na motivação dos funcionários que permanecem na casa e na imagem da empresa perante o mercado.

Quem deseja mudar de emprego, ser promovido ou só está pesquisando sobre novas opções no mercado de trabalho faz parte de um grupo muito saudável. Entre os mais jovens, como a geração Y, que representará um terço da força de trabalho até 2020, 91% não pretende ficar mais de três anos na mesma empresa, de acordo com pesquisa da consultoria Future Workplace.

POSSÍVEL SOLUÇÃO: A RENOVAÇÃO

As perspectivas podem ser desanimadoras para quem não está se dedicando a uma renovação. Esta necessidade vai auxiliar a lidar melhor com o mundo profissional, desde as mudanças na tecnologia, gestão e cultura empresarial até novos conhecimentos sobre a profissão, carreira e o mercado.

Este aprendizado pode vir de qualquer um dos dois lados, empresa ou profissional. No entanto, uma vez que o desejo pela renovação venha do profissional, melhor ainda. Existem dois momentos em que um trabalhador decide se dedicar a novos conhecimentos: quando está muito perto de chegar ao fracasso, seja devido a insatisfação profissional ou ao risco de demissão, ou quando está refletindo sobre os rumos da sua vida profissional.

A decisão de realizar um aperfeiçoamento é encarada de forma muito positiva pelos gestores. Ela indica proatividade e vontade de realizar mudanças, o que pode interferir para que o colaborador atinja seus objetivos.

Apesar de inúmeros benefícios, esta etapa não será fácil. Antes de mais nada, o profissional precisa se planejar em relação ao tipo de atividade escolhida, ao horário, ao tempo de dedicação, ao custo e à conciliação com os demais afazeres pessoais. Além disso, é preciso ponderar sobre o curso que será feito: ele pode ser focado nas habilidades em que você já se dá bem ou nas zonas que precisam ser melhoradas. Há cursos, ainda, que independem da profissão de atuação, pois são habilidades necessárias para qualquer trabalhador, como liderança, administração de tempo e redação, por exemplo.

A decisão por iniciar cursos online ao invés de pós-graduações, extensões e cursos técnicos é uma alternativa que tem sido cada vez mais procurada pelos profissionais. Este tipo de aprendizagem possui vantagens como custo acessível, curta duração, horário e locais flexíveis, mas sem perder o direito ao apoio dos professores, à teoria e à prática, além de certificado de conclusão.

O QUE VOCÊ PODE FAZER

Há uma grande variedade de cursos online para quem deseja se destacar no atual emprego, melhorar habilidades para uma nova oportunidade ou se reinventar completamente em diversas áreas de atuação. Você pode até mesmo combiná-los e realizar mais de um ao mesmo tempo para garantir uma integração e complementação do aprendizado, desde que se dedique de forma igual para todos.

A seguir, confira algumas das opções disponíveis e um resumo sobre o que você vai aprender ao se aventurar em um novo conhecimento:

APRENDA A FALAR EM PÚBLICO

Embora seja uma habilidade essencial em todas as áreas do mercado, muitos brasileiros esbarram em dificuldades para se expressar na frente de outras pessoas. Este curso ensina técnicas para falar bem, controlar o nervosismo, lidar com imprevistos e tudo o que pode acontecer quando você for o centro das atenções.

GESTÃO DE CONFLITOS

Identificar e solucionar conflitos no ambiente corporativo é uma tarefa frequentemente executada pelos líderes, e também uma competência essencial para quem quer chegar lá. O curso ajudará a intervir de forma adequada, esteja você diretamente envolvido ou não em um conflito com colegas, clientes ou fornecedores.

BANCO DE DADOS

Um dos principais valores das empresas atualmente é o seu banco de dados, e você pode ser o responsável por armazenar e utilizar as informações de forma segura. Você aprenderá, ainda, maneiras eficazes de buscar os dados, gerar relatórios e aplicá-los no dia a dia para um trabalho muito mais inteligente e estratégico.

EMPREENDEDORISMO

Indicado não só para quem está pensando em empreender, mas também para quem está diariamente envolvido no dinâmico mundo dos negócios, o curso mostra como se planejar, como perceber oportunidades e como se manter estável na fase inicial de um novo empreendimento.

DIREITOS HUMANOS

Essencial para realizar um trabalho ético e responsável, o curso de direitos humanos vai auxiliar a lidar com questões como gênero, raça e religião no ambiente corporativo. É obrigatório para quem está interessado em ingressar em um concurso público, pois as provas exigem este tipo de conhecimento básico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *