Prepare-se para trabalhar na Casa dos outros

Você gosta de Criança? Sabe o que é um programa de “Au Pair”

au pair - Prepare-se para trabalhar na Casa dos outros

Trata-se de um programa cultural onde você trabalha para uma família ajudando-os a cuidar de seus filhos e, em alguns casos, tendo que fazer pequenas atividades extras da casa, assim como em qualquer família. O trabalho é remunerado e você ainda pode desfrutar de férias remuneradas. O programa de Au Pair mais conhecido e procurado no Brasil é o dos Estados Unidos, então é dele que falaremos nesse artigo, mas vale esclarecer que esse programa também existe para alguns outros países. Continue lendo:

Ao candidatar-se ao programa de Au pair você tem a chance de participar de forma ativa na vida dos americanos e, principalmente, na vida de suas crianças. Esse tipo de programa define-se como um programa de trabalho, estudo do idioma e intercâmbio cultural dos Estados Unidos. Geralmente, o programa tem um ano de duração e, para as que estão apreensivas quanto à veracidade e segurança do programa, saibam que ele é regulamentado pelo governo dos Estados Unidos e é concedido, em, sua maioria, a nós, mulheres. Em alguns países, existe também a possibilidade de contratação de homens, mas é bem menos comum, visto que, de forma geral, as famílias se sentem mais à vontade com mulheres e as colocações se dão muito mais rapidamente. O programa inclui refeições – que, via de regra, são feitas junto com a família – e acomodação, é claro. Além disso, a Au pair também tem direito a ter férias remuneradas, bolsa de estudos e assistência médica válida dentro dos EUA. Dependendo do destino da Au pair, em algumas cidades, é comum que ela frequente um workshop no início para aprender um pouco mais sobre a cultural norte-americana, cuidados infantis, interação com a cultura e nativos, etc.

Para se candidatar, existem diversas agências confiáveis que fazem o recrutamento de Au pairs e a intermediação entre os candidatos e as familiares, antes de fecharem negócio. Também é possível saber mais sobre o programa entrando com contato com o consulado norte-americano. Alguns sites como o Au Pair World também fazem essa ligação através de uma plataforma onde famílias e candidatos leem as informações, requisitos e histórico uns dos outros, o que ajuda em uma breve apresentação sem oficializações.

Quais os Pré-requisitos? 

– Ser do sexo feminino
– Ter entre 18 e 25 anos
– Ter conhecimento intermediário do inglês 
– Ter carteira de motorista
– Não ter filhos e estar solteira
– Ter disponibilidade para morar nos EUA por, no mínimo, 1 ano
– Ter concluído o segundo grau completo
– Saber conviver e cuidar de crianças (não basta simplesmente gostar delas!)
– Ter experiência comprovada de, ao menos, 300 horas como babá – não inclui familiares.

Como é o trabalho?

Bom, quem já trabalhou como babá com certeza já sabe do que se trata e, quem ainda não, é provável que tenha alguma noção, uma vez que a profissão de babá é muito conhecida. Basicamente, o trabalho é semelhante ao de uma babá, só que, no caso do trabalho como Au pair, trata-se também de um intercâmbio cultural, isto é, a família irá lhe acolher como membro da família e dividir suas experiências de forma menos profissional e mais íntima. Quanto ao dia a dia de uma Au pair, isso pode variar bastante e vai depender muito da rotina da família e da intenção de sua contratação. Algumas famílias realmente não tem tempo para ficar com seus filhos e a Au pair terá que ajuda-los a cuidar dos pequenos enquanto estiverem fora à trabalho. Em outros casos, a família tem a intenção de integrar o estrangeiro ao convívio da família a fim de extrair o máximo dessa troca de culturas que o programa consegue conceder à ambos.

A Au pair, entretanto, precisa, de forma definitiva, dedicar-se a cuidar das crianças. Se você se vê uma pessoa paciente, independente, tolerante, flexível e aberta a mudanças e diferenças culturais, esse trabalho é ótimo para você tanto pessoal como profissionalmente. É fundamental que você saiba lidar com crianças, criando ideias de atividades para lazer e educação, cozinhando para elas quando for necessário, ajudando-as no dever de casa, além de contar histórias, protege-las de perigos, leva-las para passear ou busca-las na escola e, como complemento, ajudar a família a manter a casa em ordem.

Com um Curso de Educação Infantil, por exemplo, você vai se preparar melhor para poder atuar como Au pair ou começar a dar os primeiros passos na profissão a partir de informações valiosas sobre as crianças. Através dele, você vai poder se aprofundar sobre temas como gestão de educação infantil e princípios teóricos para um maior entendimento de crianças entre 0 e 6, entre muitas outras coisas importantes para conhecimento de pedagogos, educadores, universitários e profissionais que trabalham com crianças, como Au pairs.

Aqui abaixo disponibilizamos uma lista de Cursos para você se preparar em casa para o programa de Au Pair ou simplesmente para trabalhar em casa de famílias brasileiras que precisam de profissionais que cuidem de suas crianças:

>> Curso de Berçarista <<
>> Curso de Atividades Lúdicas <<
>> Curso de Animação e Recreação <<
>> Curso de Educação Infantil <<
>> Curso de Inglês <<
>> Curso de Primeiros Socorros <<

Fonte: Cursos 24 Horas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *