Por onde começar a Recolocação Profissional?

Encontrar uma nova oportunidade de emprego exige preparo prévio e muita paciência

recolocacao profissional - Por onde começar a Recolocação Profissional?

Existem 14 milhões de desempregados no Brasil, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Faça você parte ou não desse número, é muito importante estar sempre pronto para se recolocar profissionalmente…

Conseguir uma boa oportunidade de recolocação profissional definitivamente mudará diversos aspectos da sua vida. Garantir o seu salário, enfrentar novos desafios e ampliar suas conexões são apenas algumas das novidades que você poderá desfrutar ao encontrar a vaga certa para as suas prioridades.

Para que tudo isso seja possível, você precisa manter a calma e saber exatamente o que fazer para evitar ficar sem emprego. A situação costuma ser estressante, mas, se você seguir as orientações a seguir, você vivenciará um período produtivo até encontrar a melhor oportunidade para a sua carreira:

Defina suas estratégias

Antes de começar a busca por um novo emprego, reflita sobre a sua situação profissional. Avalie a sua trajetória, identifique suas principais conquistas e lembre-se de tudo o que você aprendeu. Pensar na experiência acumulada ajuda a visualizar sua carreira de uma forma estratégica e a reforçar a sua autoestima. Além disso, descubra o que mais está faltando: estabeleça o que você deseja de agora em diante, trace metas e objetivos profissionais e reflita sobre como chegar lá. É comum que após experiências profissionais insatisfatórias você queira recomeçar em outra área ou empreender. Nesse caso, saiba como a sua experiência poderá ajudar nesse desafio inédito e o que você precisa fazer para avançar.

Atualize o seu currículo

Depois de traçar suas estratégias, é hora de colocar o seu plano em ação. Comece com a atualização do seu currículo. O documento ainda tem grande importância para as empresas, pois é através dele que o recrutador poderá analisar seu perfil profissional. O currículo funciona como uma espécie de marketing pessoal a seu favor e, por isso, ele deve refletir suas características positivas para a empresa, desde a organização e credibilidade até seus resultados. A dica vale também para as redes sociais, principalmente no caso do LinkedIn, que está sendo usado cada vez mais pelos recrutadores. Além disso, dois pontos muito importantes para aumentar suas chances de ser chamado para a entrevista: capriche no português e mantenha seus contatos atualizados.

Estude

Enquanto a oportunidade não chega, aproveite o seu tempo livre para se dedicar ao seu desenvolvimento profissional contínuo. Faça cursos e workshops, frequente palestras, assista vídeos e ouça podcasts que podem auxiliar tanto em seu conhecimento profissional quanto em seu retorno ao mercado e trabalho, pois existe até mesmo curso de recolocação profissional. Você também pode se realizar pessoalmente com aprendizados que não estão relacionados a sua área de atuação, mas que podem te deixar empolgado com a nova oportunidade. Há muitas oportunidades gratuitos ou a baixo custo que oferecem certificado nas quais você pode iniciar agora mesmo e incluí-las em seu currículo (Ex: Cursos 24 Horas)

Busque consultoria

Se você está com dificuldades de se organizar ou se as vagas tão esperadas estão demorando demais para aparecer, contrate uma empresa séria de recolocação profissional para realizar o trabalho chamado de outplacement. Esse tipo de empresa é responsável por fazer a ponte entre quem procura emprego e as companhias que estão com vagas abertas. Elas ainda auxiliam a melhorar o currículo, dão treinamento sobre a postura durante uma entrevista, fornecem orientação profissional e outros serviços, dependendo da qualificação e do perfil do candidato. Antes de contratar o serviço, é essencial verificar se a empresa realmente é confiável, pois essa é uma área que infelizmente está sujeita a golpes.

Seja flexível

Pode ser que a busca por um novo emprego demore mais do que você gostaria, e, com o passar do tempo, você vá ficando cada vez mais ansioso e necessitado de trabalho. Se isso acontecer com você, seja flexível e considere dar um passo atrás em termos cargo, salário ou até mesmo área de atuação para, após se estabilizar, continuar a procurar por oportunidades mais condizentes com o seu perfil. Se você puder, realize trabalhos freelancer ou use suas habilidades (como cozinhar ou fazer as unhas) para garantir uma renda. Profissionais qualificados estão enfrentando dificuldades no momento, mas vale lembrar que toda crise é passageira e quando a retomada acontecer, você será um dos primeiros a voltar com tudo ao mundo corporativo.

Cursos aconselhados neste artigos, para uma melhor Recolocação Profissional:
CURSO DE RECOLOCAÇÃO PROFISSIONAL
CURSO DE EMPREENDEDORISMO
CURSO DE MARKETING PESSOAL
CURSO DE ESCRITA E REDAÇÃO
CURSO DE APRENDA A FALAR EM PÚBLICO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *