Mais algumas dicas para quem Estuda em Casa

como se preparra para estudar em casa - Mais algumas dicas para quem Estuda em Casa

O primeiro passo é COMEÇAR! O que você deve fazer para estudar sozinho(a) é parar de procrastinar, afinal esse é o peso que alguns estudantes que estudam sozinhos carregam, as malditas frases “eu vou fazer isso amanhã” ou “depois eu estudo isso” …..

1º Separe um tempo SÓ para estudar e evite distrações. Para um estudo equilibrado seja realista quanto ao tempo que levará para aprender cada assunto. Enumere as tarefas e leve a sério a sua carga horária como se fosse um trabalho, a diferença é que você vai ser seu próprio chefe. Só não se esqueça que não pode abusar disso! Descanse sempre entre uma lição e outra e não se esqueça de reservar um tempo para o lazer. E procure ter um sono bem tranquilo.

Organize seu local de estudos de modo que você se sinta confortável. Observe se a iluminação está legal e se está fresco. Não existe coisa pior do que estudar e se sentir desconfortável. Pense em tudo e providencie o que faltar. O seu local de estudo ajuda bastante no seu rendimento e concentração.

3º Por falar em concentração, quando temos muita coisa para estudar, muita matéria acumulada, o ideal é enumerar as tarefas e fazê-las com calma, estudando devagar e finalizando uma a uma. Dessa forma você assimila a teoria de forma mais rápida. Isso mesmo, ser devagar te faz ser rápido também. Não importa a velocidade, contanto que você não pare!

4º Exercite o que você aprendeu, faça simulados e tarefas. NÃO SE CONTENTE apenas em saber a resposta certa, procure saber por que está certa. Leia com atenção os enunciados e as alternativas e se comporte como se estivesse realizando uma prova. Fazendo isso você vai obter confiança em si mesmo e no momento que estiver realizando a prova, se manterá calmo assim como nos seu cantinho de estudos.

5º Estudar e ter sucesso é fazer perguntas e ir atrás das respostas. Certo dia conversando com um senhor de idade ele me disse que os jovens de hoje não são curiosos, não tem interesse de saber como e porque as coisas funcionam e que no tempo que ele era criança, era o ser mais curioso da face da Terra, ele me disse que se perguntava tudo, TUDO mesmo! Comecei a pensar no que ele me disse e cheguei a concordar em tudo que ele falou. Hoje, todas as perguntas e dúvidas que surgem em minha mente eu tento encontrar as respostas, e o segredo é não parar! Funciona mesmo, eu aplico isso em todas as áreas da minha vida. Então, SEJA CURIOSO, use a curiosidade para boas coisas, isso não inclui saber da vida dos outros! Faça perguntas e tente resolvê-las, se não conseguir peça a ajuda de alguém.

6º Sobre apostilas e cursinhos online, na minha opinião esses não podem faltar, contanto que saiba assimilar os dois. Procure um bom cursinho online, pesquise bastante antes de assinar e só assine se atender todas as suas necessidades ou grande parte delas. Baixe apostilas, provas anteriores, simulados, tudo que for te ajudar nessa caminhada. Não economize papéis

APRENDA A GOSTAR DE ESTUDAR, dessa forma não será nenhum esforço para você fazer isso!
TENHA VIDA SOCIAL, não precisa abandonar todo mundo para ter um relacionamento sério com os estudos!
COMA BEM E FAÇA ATIVIDADES FÍSICAS, uma alimentação saudável combinada com exercícios físicos estimula a sua memória e faz seu cérebro funcionar melhor.
Espero ter dado mais umas dicas úteis!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *