Estude em Casa e Planeje sua Viagem

Veja como preparar suas finanças pessoais para uma viagem solo.

planeje sua viagem - Estude em Casa e Planeje sua Viagem

Você já deve ter ouvido em algum lugar que viajar sozinho pode ser uma das melhores experiências da vida de alguém. Talvez este até seja um desejo que você guardou no fundo das suas vontades e que, por algum motivo você nunca colocou em prática. Saiba que viajar sozinho pode ser mais simples do que parece e que com um bom planejamento do seu tempo e, claro, das suas finanças pessoais, é possível realizar uma relaxante viagem na sua melhor companhia: você mesmo.

Uma das maiores dúvidas de quem pretende viajar é sobre o orçamento individual necessário para uma jornada livre de preocupações e infortúnios que poderiam arruinar os planos. Ainda mais nesta época de crise, na qual fazer grandes viagens pode ser arriscado, inclusive se a viagem for internacional, cujas moedas de muitos países sendo comercializadas a um preço elevado. Seja para o turismo ou mesmo o intercâmbio, viajar sozinho pode ser uma opção viável para a sua situação financeira, se você aprender a planejar.

Planejamento é essencial

A premissa mais importante para uma boa viagem é o planejamento e organização. Se você não tem muita intimidade com planilhas é bom você aprender a trabalhar com elas, pois serão de muita ajuda. Mesmo que você não queira preparar um roteiro pré-programado, faça planilhas e as alimente com frequência. E outra: pesquise. Pesquise muito. Aproveite tudo o que a internet pode oferecer para escolher o destino, onde ficar e onde visitar.

Escolhendo o destino

Para os viajantes mais experientes vale viajar para lugares alternativos, mas para uma primeira viagem sozinho, considere escolher uma cidade com uma boa estrutura de turismo e programações culturais diversificada, pois a possibilidade de você encontrar turistas e fazer novas amizades é muito grande, com certeza você não se sentirá deslocado.

E se você ainda tem dificuldades com o idioma, vale fazer um curso de inglês online, visto que é uma língua em que você pode encontrar com mais facilidade outras pessoas que falem este idioma para ajudar você. Ainda em caso de dificuldades com o idioma, você pode ir a lugares como cidades da América do Sul, que falam espanhol e é mais fácil para o brasileiro compreender.

A viagem

Com o seu destino escolhido, pesquise como chegar: Avião? Trem? Ônibus? Como você fará o traslado? Vai de taxi, transporte público ou vai alugar um carro? E se preferir o transporte público, tenha em mente os trajetos, valores da passagem e em média quantas viagens fará para anotar na sua planilha das finanças pessoais. Faça ainda um roteiro prévio dos pontos turísticos que você quer visitar, confira os valores dos ingressos para colocar na sua planilha de gastos.

Para quem pretende sair do país é válido entender sobre os vistos de entrada, os documentos necessários para tirar o passaporte e a situação da moeda local. Verifique a situação na bolsa de valores para saber como anda a situação da moeda e se tem como comprar no Brasil. Considere contratar ainda um seguro viagem que poderá ser útil em caso de imprevistos.

A hospedagem

Se você está viajando sozinho, deve procurar se hospedar em um ambiente seguro, de preferência próximo aos locais que você se interessa em conhecer. Para os viajantes solo, os hostels são ótimos lugares para se hospedar, pois você poderá conhecer outros viajantes em busca de novas amizades. Ao pesquisar o seu local de estadia, não confie somente nas fotos que você encontra nos sites. Busque as avaliações desses locais em sites, como o Detecta Hotel.

Refeições

Para quem viaja sozinho, fazer as refeições pode parecer desconfortável, mas isto é somente uma questão de costume. O segredo é não ligar. Assim como a escolha dos pontos turísticos, pesquise alguns restaurantes para visitar e tente conhecer a média de valores do cardápio, pois assim você conseguirá ter ideia de quanto irá gastar a cada refeição.

Para não se sentir sozinho

Para quem sempre viaja acompanhado, uma jornada solo pode parecer estranho. Se você ainda se sente inseguro, certifique-se que o plano de dados do seu celular não poderá te deixar na mão, afinal, você pode se manter conectado o tempo todo, inclusive registrando nas redes sociais os locais que você visitou. Procure carregar o seu celular com suas músicas preferidas, leve um livro ou revistas com você para passar o tempo. Ou então pode usar o próprio celular para assistir filmes e vídeos online.

Organize seu dinheiro

Uma boa organização das finanças pessoais – desde a fase do planejamento até o momento da viagem – também é essencial. Para que isso aconteça você precisará estabelecer limites de gastos diário, não esquecendo de anotar todo os seus gastos pessoais. Aprenda a lidar com os impulsos, evite dívidas desnecessárias e se for o caso, analise a possibilidade de fazer um empréstimo para a sua viagem. Não se esqueça de fazer um fundo de reserva para casos de emergência. Mas se isso parece muito mais complicado do que planejar a sua viagem, confira o Curso de Finanças Pessoais do Cursos 24 Horas, que ensina em vídeo aulas a lidar com todos esses itens mencionados e ainda mostra de maneira didática como cuidar do orçamento familiar. Tudo no seu tempo, totalmente online.

Boa viagem!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *