Conheça 4 Perguntas que você pode fazer numa Entrevista

As quatro perguntas que você deve perder o medo de fazer em uma entrevista de emprego

perguntas na entrevista de emprego - Conheça 4 Perguntas que você pode fazer numa Entrevista

Do que adianta estar bem apresentado, ter um bom currículo se o candidato não convence o recrutador de que é o profissional ideal para ocupar a vaga em aberto na empresa? A entrevista de emprego é decisiva para a escolha do futuro colaborador….

É por meio dela que o recrutador conhece o perfil do entrevistado, analisa as expectativas, o nível de sociabilidade e se as experiências do entrevistado são compatíveis com as atribuições da vaga. É de responsabilidade do recrutador ainda fazer com que o entrevistado entenda sobre os valores que norteiam a empresa para que ele possa se identificar ou não com a empresa.

Por isso, a da entrevista é um momento especial para tirar todas as dúvidas do candidato, ao mesmo tempo que é a melhor oportunidade para o recrutador conhecer as especialidades e atributos do interessado ao cargo. Tendo em vista a importância deste momento, preparamos algumas dicas de perguntas que se pode fazer em uma entrevista de emprego e alertas para não cair em ciladas e colocar tudo a perder.

Qual a filosofia e objetivos da empresa?

Antes de comparecer a uma entrevista, o candidato deve visitar site e redes sociais para conhecer melhor a área de atuação, clientes e projetos da empresa. Essa é a melhor forma de um entrevistado não ser pego de calças curtas durante a conversa com o recrutador.

Entretanto, não significa que o candidato não deve fazer perguntas sobre a empresa. Muito pelo contrário. Perguntar ao recrutador sobre a filosofia da empresa é interessante até mesmo para você entender se o seu perfil de trabalho é compatível com o da empresa.

Assim como questões sobre plano de carreira ou projetos de aperfeiçoamento e educação continuada, que poderão ser pontos importantes na hora de decidir se a referida empresa é a melhor opção para você. Sobre isso, não tenha receio em questionar o recrutador. Até porque o recrutador irá subentender que você tem planos de crescimento profissional dentro da empresa.

Qual o perfil do gestor e da equipe?

Sabe-se que cada gestor utiliza tipos diferentes de liderança. Sendo assim, o candidato pode perguntar ao recrutador sobre como será feita a gestão. Não há problema nenhum que o candidato queira saber mais sobre a pessoa e a equipe com a qual precisará se reportar e entenda melhor sobre os departamentos e processos da rotina de trabalho.

Deve-se tomar cuidado somente com o que o candidato irá dizer sobre o último emprego e chefe. Por mais que o candidato não goste do antigo chefe e tenha detestado o último emprego, não deve ficar falando abertamente ao recrutador sobre este assunto. Isso dar a entender que o candidato fala mal das outras pessoas pelas costas e isso não é nada bom para a empresa que quer o contratar.

Quais serão as tarefas delegadas?

Compreender exatamente quais as atribuições da vaga pretendida demonstra ao recrutador o interesse na função que o candidato deverá cumprir. Tarefas do cargo e tarefas prioritárias são questões que o candidato poderá questionar ao recrutador tranquilamente.

Mas, ao realizar essas perguntas, deve-se tomar cuidado para que o recrutador não entenda que o candidato não sabe qual o cargo está concorrendo. Recrutadores recebem com frequência candidatos que realmente não tem ideia do que se trata a vaga, estando estes interessados somente na remuneração. Demonstrar que se tem conhecimento do cargo e questionar sobre as atribuições que serão dadas dentro da empresa são coisas distintas.

Quais as expectativas da empresa para com o novo funcionário?

O candidato já conhece a empresa, as atribuições da vaga, rotina de trabalho, o perfil do chefe e da equipe. Mas ainda não sabe qual a expectativa da empresa sobre o novo funcionário. Muitas vezes, os funcionários criam uma expectativa sobre o novo funcionário, mas nem sempre o novato entende exatamente o que esperam dele, além é claro, da realização das tarefas. Por isso é importante que as expectativas sejam alinhadas no momento da entrevista.

A vaga pretendida pode ser uma vaga que antes não existia na empresa, como também pode ser uma vaga que já existia e precisa ser ocupada novamente. É importante que o candidato entenda os motivos pelo qual ela foi criada. Ou caso seja uma vaga que já exista, por que a vaga está aberta? Por que o antigo funcionário a deixou? A resposta para essas perguntas podem ajudar o candidato, caso precise decidir entre duas vagas em empresas diferentes.

Estar preparado é a melhor solução

Em alguns casos, o recrutador solicita que o candidato faça uma prova escrita para compreender os conhecimentos de texto e interpretação do entrevistado. Dependendo ainda do cargo pretendido, provas de cálculo e raciocínio lógico podem ser solicitados.

Pensando em facilitar o desempenho dos candidatos em entrevistas de emprego, o Curso 24 Horas oferece diversos cursos, como Marketing Pessoal, Escrita e RedaçãoRaciocínio Lógico e Recolocação Profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *