Como economizar para poder fazer um período de intercambio

Antes de ir embora, é preciso se planejar financeiramente para evitar surpresas desagradáveis

intercambio - Como economizar para poder fazer um período de intercambio

Estudar, trabalhar e viajar. Esse é o sonho de muita gente, mas são só algumas que conseguem garantir uma oportunidade de conquistar os três desejos de uma vez só. Fazer um período de intercâmbio em um país diferente é uma forma de se aventurar em tudo isso e garantir experiências positiva para o resto da vida, e pode ser muito mais fácil de chegar lá do que muitos sonhadores imaginam…..

A preparação para o esperado intercâmbio inclui uma série de etapas, como a escolha do destino, o aprendizado no mínimo básico do idioma, a decisão pelo tipo de viagem, que pode ser para estudo, para trabalho ou para voluntariado, e o tempo de permanência no país estrangeiro. No entanto, o que pode ajudar o futuro viajante a definir tudo isso é o orçamento disponível para a execução desse sonho, que, na maioria das vezes, acaba sendo bastante econômico.

Os gastos no exterior precisam ser levados em conta na hora de se planejar. Para isso, considerar todos os custos da viagem e deixar um dinheiro sobrando vai ser um diferencial se o intercambista passar por qualquer apuro. Os principais gastos antes, durante e muitas vezes até depois da viagem incluem: documentação, passagem de avião, seguro de vida, estadia (caso não seja em casa de família ou alojamento), passeios e transporte no local, alimentação e gastos com roupas apropriadas (por exemplo, para neve). Mas ainda podem surgir contas extras, como malas, uma câmera fotográfica de qualidade e diversos outros detalhes que o candidato só vai perceber conforme o dia da partida se aproxima  e a ansiedade aumenta.

Se o orçamento realmente anda curto, fazer dívidas não é uma opção muito menos pedir dinheiro emprestado para a família, ainda mais em um período de crise, algumas dicas vão ajudar o viajante a economizar até mesmo durante a estadia no país estrangeiro. Acompanhe:

VIAJAR PARA DESTINOS MENOS PROCURADOS E BARATOS

Estados Unidos, Canadá, Irlanda, Espanha e França são alguns dos países que enchem de alegria aqueles que pretendem intercambiar. No entanto, o alto custo de vida e a moeda fortalecida perante o real brasileiro acabam onerando essa viagem. Ao invés disso, que tal pensar em destinos alternativos? A ilha de Malta, a África do Sul, o Equador e o Uruguai são países que têm o inglês e o espanhol, as principais línguas mundiais, como idioma oficial. Além disso, são destinos pouco explorados, mas que possuem muitas belezas naturais, cultura, história e povo receptivo, elementos fundamentais para tornar a oportunidade inesquecível.

EVITAR A ALTA TEMPORADA

Se o período fora do país for curto, não vá durante a alta temporada, que é, basicamente, a estação do ano que atrai mais turistas para uma determinada localidade. Por isso, se a ideia é um intercâmbio na Europa, considere que os valores praticados serão muito mais altos no verão em comparação com o inverno, devido a suas belas praias, vida noturna agitada e passeios tradicionais. O contrário também é válido: no Chile, o inverno atrai muito mais visitantes do que a primavera e o verão, que também têm seus momentos únicos.  Na alta temporada, ainda, os locais costumam ser muito movimentados e repletos de turistas, inclusive brasileiros, e, por isso, quem quer ter o intercâmbio como uma imersão num país novo deve evitar este período.

FAZER UMA CONTA POUPANÇA

Para ter dinheiro, é necessário guardar. Ainda nos dias de hoje, a receita é válida para atingir a quantia necessária para a viagem. Para isso, abrir uma conta poupança daquelas onde a retirada está sujeita a multa é positivo, pois o candidato não se sentirá tentado a utilizá-la para outro objetivo. Se a pessoa já possui uma dessas, é hora de engordá-la! No entanto, nada de guardar o que sobrar no final do mês: assim que receber, a melhor opção é fazer um pequeno sacrifício e depositar uma porção do salário na poupança.

ENCONTRE TRABALHO FREELANCER

Possuir uma renda extra é uma ótima forma de conseguir juntar mais dinheiro para a aventura. Para conseguir trabalhar como freelancer, é preciso saber exatamente qual é a sua aptidão, que não precisa ser a mesma realizada no trabalho formal. A partir de então, é só buscar pelas oportunidades de colocá-la em prática, mesmo sem sair de casa. É importante lembrar, neste caso, que as tarefas assumidas devem ser cumpridas no prazo combinado; por isso, nada de prometer mais do que pode cumprir: seja sincero com o cliente, que, uma vez satisfeito, poderá indicar seus serviços para amigos, familiares e conhecidos, ajudando a aumentar a renda até mesmo durante o período da viagem.

VENDER PERTENCES QUE NÃO USA MAIS

Todo mundo tem roupas e objetos que não usa mais dentro de casa. Aproveitar a oportunidade para vendê-los é um bom início para se preparar para o desapego, já que a atitude vai ser muito necessária nos próximos tempos. Alguns sites facilitam a venda de bens usados, como OLX e Enjoei, além de diversos grupos no Facebook a possibilidade de realizar a tradicional venda de garagem. Atualmente, as feiras de trocas têm se popularizado. Nessas, não vai ser possível sair com dinheiro, mas pelo menos dá para garimpar artigos que serão essenciais para a viagem, como botas para a neve e prancha de surf. Antes de voltar, é possível se desfazer dos pertences que não serão mais usados da mesma forma.

Para completar as informações deste artigo, aconselhamos alguns cursos para a realização deste projeto de intercambio:

Em primeiro lugar é fundamental aprender os idiomas. Se quiser focar apena no inglês, este é o curso aconselhado para aprender de forma rápida e barata:

CURSO DE INGLÊS ONLINE (CURSOS 24 HORAS)

Se quiser aprender mais idiomas, como espanhol, francês, italiano e alemão, então tem esta outro método:

ASSINATURA MENSAL IDIOMA FÁCIL

Para aprender a economizar, evitar gastos desnecessários e aplicar numa poupança, valorizando seu dinheiro, aprenda as técnicas ensinadas neste curso:

CURSO DE FINANÇAS PESSOAIS (CURSOS 24 HORAS)
E para concluir, precisando reservar hospedagem em qualquer lugar do mundo, não deixe de conferir as ofertas que o site Detecta Hotel disponibiliza. 
Pode economizar até 80% em sua reserva de Hotel, Pousada, Hostel, ou qualquer outro tipo de acomodação:
 DETECTA HOTEL

detecta hotel e intercambio - Como economizar para poder fazer um período de intercambio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *