Como Desenvolver o Hábito de Estudar

Hábito pode ser definido como uma ação que determina a pessoa que aprende e repete frequentemente, sem pensar como deve executá-lo.

hc3a1bito de estudar - Como Desenvolver o Hábito de Estudar

Após executar algo por muitas vezes, ele passa a acontecer de maneira automática, se transformando num hábito.

Desenvolver o hábito de estudar nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente para os estudantes de vestibular e concursos. É importante criar o hábito dos estudos para conseguir estudar de forma mais eficaz. Além disso, você não consegue aprender tudo de uma única vez em um único dia, por isso que é tão importante criar o hábito para estudar um pouco por dia. Separamos três dicas fundamentais para quem deseja desenvolver o hábito de estudar. Vamos ver? …

PLANEJAMENTO

Planejar os estudos, como já mostramos aqui no blog, pode ser uma ótima maneira de incentivo para criar este hábito. Quando temos tudo planejado, fica muito mais fácil de estudar. Afinal, com um bom ambiente para estudos e conteúdo de qualidade, estudar se torna algo muito mais divertido do que quando não temos um ambiente confortável ou um bom conteúdo em mãos.

Como já falamos em outros artigos no nosso blog, é muito importante que você tenha um bom local definido para os estudos. O ideal é que o ambiente tenha boa iluminação, pouco barulho, e se possível também, uma mesa e uma cadeira confortável. Deixe esse ambiente sempre organizado, apenas com seus materiais de estudo. Lembre-se de que quanto mais organizado o local estiver, menos distrações você terá.

Nosso cérebro se sente desconfortável em meio à desorganização e excesso de informações desnecessárias, por isso, deixe na mesa apenas o que é preciso para os estudos. Um ambiente de estudos sujo ou bagunçado, envia ao nosso cérebro a ideia de que a tarefa a ser feita é maior e muito mais complexa do que ela realmente é. Por isso, esse é o primeiro passo para começar a adquirir o hábito de estudar: organização.

O conforto também é essencial para que você não se sinta desconfortável durante os estudos, pois isso pode atrapalhar muito. Se sentar confortavelmente faz toda a diferença, tanto para os estudos, quanto para a saúde. Caso você não consiga estudar em casa, utilize uma biblioteca. Se você tiver interesse, existe este excelente Curso de Ergonomia onde o aluno aprende sobre as suas principais aplicações, tanto no ambiente de trabalho, quanto em escritórios em casa.

ROTINA

A rotina é considerada uma sequência dos procedimentos, de costumes habituais. Fazendo o planejamento correto que acabamos de aprender, é possível criar uma rotina de estudos, até que o hábito de estudar se torne automático em nosso dia a dia.

A rotina pode ser: física; mental; e/ou emocional.

A rotina física é a forma como você estuda, e é a parte mais visível e óbvia do hábito. É muito fácil identificar e aprimorá-la. É fundamental que você descreva o tipo de rotina que deseja incluir no seu dia a dia, e incluir no seu planejamento todos os detalhes como: o tempo que você irá se dedicar a isso, de qual forma irá estudar e quais matérias deseja aprender.

Há também a rotina mental, que acontece quando você tem diversos pensamentos automatizados (que podem ser motivadores ou sabotadores), e que vão levar você a agir de determinada maneira. A rotina mental é um pouco mais difícil de perceber, por isso recomendamos que você fique sempre atento para identificá-la e mudá-la sempre que necessário.

Para entender melhor, vamos adicionar um exemplo: quando você, durante os estudos, se depara com um conteúdo que você sempre teve dificuldade, você começa imediatamente a ter diversos pensamentos “ruins” sobre isso, como: “não gosto dessa matéria”; “não consigo aprender isso”. Estes pensamentos podem fazer com que você, antes mesmo de tentar, desista de aprender. Tome muito cuidado com esse tipo de rotina mental, pois elas podem acabar arruinando seus estudos. Não se sabote! Exclua os pensamentos negativos, mesmo quando eles aparecerem sem você querer. Pense que você irá conseguir tudo o que desejar, e nada poderá te impedir.

A rotina emocional é outro exemplo de uma rotina que acontece internamente. Podemos considerar a rotina emocional como a reação que você tem diante de um determinado acontecimento. Por exemplo, a sua reação quando você descobre que a concorrência para o concurso que tanto aguardava é muito maior do que você imaginava, ou então, quando seu planejamento de estudos não deu certo do jeito que você queria.

Nem tudo acontece do jeito que planejamos, mas não é por isso que você vai desistir, certo? Se ao se deparar com determinas situações – como as citadas acima – você fica frustrado rapidamente, ou culpa-se desnecessariamente, você pode acabar desistindo de seus estudos mais facilmente. O jeito de lidar com isso é seguir em busca de alternativas para reverter a situação a seu favor. Ás vezes sua capacidade de lidar com imprevistos será testada, com algumas situações indesejadas. Lembre-se, quando isso acontecer, do motivo pelo qual está estudando e mantenha o foco.

Como podemos observar, não basta ter os melhores materiais, o melhor ambiente, ter uma rotina física adequada e esquecer de cuidar da rotina mental e da rotina emocional. Para criar o hábito de estudar, todos os fatores são importantes, principalmente os fatores internos.

Por isso recomendamos que, antes de você começar a estudar, analise bem esses três tipos de rotinas, e avalie em qual delas você precisa melhorar!

RECOMPENSA

A recompensa é essencial para estimular o hábito de estudar. De acordo com algumas pesquisas, é através da recompensa que o cérebro decide se vale ou não a pena repetir o mesmo comportamento e criar um hábito. E o que nós mais queremos? Criar o hábito de estudar. Então para isso acontecer, devemos definir uma recompensa.

Saber antecipadamente que após estudar por diversas horas você será muito bem recompensado é essencial para a criação do hábito. A recompensa pode ser FÍSICA e/ou EMOCIONAL.

A recompensa física pode ser um “simples” descanso (nem sempre é simples quando começamos a estudar de verdade, já que muitas vezes o tempo é curto) após a sessão de estudos, um passeio com os amigos, assistir um filme, etc.

Já a recompensa emocional é a sensação de dever comprido, de vitória de terminar um conteúdo importante, ou o prazer de ter tirado uma nota boa após o esforço de estudar. Ou ainda, a recompensa emocional pode ser o orgulho ao conseguir por em prática todo o seu planejamento de estudos.

Sempre comemore a cada etapa vencida, seja ela diária ou semanal, recompensando seu esforço e sua dedicação. Comece a imaginar como será o resultado daquilo que deseja. Pensar na recompensa ajuda a criar e a manter o hábito de estudar.

Ao definir o que fazer e como fazer, como explicamos nos 3 passos, você ajudará o seu cérebro a poupar esforço e a se concentrar totalmente na matéria, o que tornará seu estudo muito mais produtivo.

Pode até ser difícil no começo, já que você ainda não tem o hábito de estudar no dia a dia, porém ao persistir na construção do seu hábito diariamente, pode apostar que você estará cada vez mais próximo de atingir o seu objetivo: criar e manter o hábito de estudar.

Devo criar o hábito de estudar apenas enquanto faço faculdade ou me preparo para algum concurso? É claro que não. O hábito de estudar deve ser adotado por todas as pessoas, independente da idade e da situação atual. Além disso, como já citamos aqui, estudar é um dos hábitos das pessoas mais bem sucedidas. Estudar é ganhar conhecimento, informação e atualização. Você nunca deve parar de aprender!

Veja abaixo um vídeo interessante sobre como desenvolver o hábito dos estudos:

Para quem tiver interesse em estudar online, recomendamos os cursos do site Cursos 24 Horas, que são baratos, eficientes e como certificado reconhecido. Neste link a seguir você pode visualizar todos os cursos oferecidos: Lista de Cursos.

Para começar a estudar e enriquecer o currículo, basta fazer o seu cadastro neste outro link: Cadastro Cursos 24 Horas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *