5 Técnicas de Estudo além da Leitura

Outras formas de estudos são opções para melhoria do aprendizado

5 tecnicas de estudo - 5 Técnicas de Estudo além da Leitura

A leitura é uma das formas mais antigas e tradicionais para se estudar. Além de ser o método mais conhecido, também é uma técnica de estudo considerada cansativa …




Muitos alunos apresentam dificuldade ao realizar os estudos com a leitura e para isso, alternativas de aprendizado são ótimas soluções para fixar os conteúdos.

Atualmente, as pré-escolas praticam outras modalidades de ensino, buscando formas menos desgastantes para quem inicia a vida estudantil.

Algumas dessas formas são conhecidas, mas acabam passando despercebidas em nossa rotina de aprendizado. Confira abaixo:

Videoaulas

A forma que mais cresce e ganha fama no meio digital, as videoaulas são pilar importante para diversos estudantes.

Apesar de ganhar maior popularidade e uso após o estouro da internet, essa forma de instrução se tornou popular em meados da década de 90, com programas de televisão como principais transmissores.

É natural ver jovens preferindo videoaulas para a conclusão de seus trabalhos, do que lendo algum texto recomendado.

Resumindo, videoaulas são um dos estilos de estudos mais fáceis, sendo práticas de procurar, e acessível para qualquer tipo de tema.

Alguns sites, como o Cursos 24 horas oferecem centenas de temas à sua escolha, todos com horários flexíveis e diplomas ao final do curso.

Gravações de áudio

Outro tema que ganha força são as gravações em áudio. Esse é um dos métodos mais utilizados por estudantes de todas as séries e cursos.

Muitas vezes devido à quantidade de conteúdo que é aplicada em aulas, a gravação torna a fixação da matéria mais prática e gera um melhor entendimento.

Oferece ao aluno a chance de ouvir novamente a explicação do professor, o que é algo muito proveitoso.

Quando não se lembra o porquê de ter colocado tal anotação, a gravação pode ser a solução.

Ela é uma aliada no dinamismo, fazendo com que o aluno tenha mais tempo para prestar atenção durante a aula, tendo mais praticidade para memorizar o estudo em casa.

Associações mentais

Muitas vezes, a leitura não é suficiente para absorver o conteúdo de uma matéria. Para facilitar esse processo, a associação mental é uma ótima solução.

Associações mentais são formas divertidas e fáceis de decorar fórmulas, elementos, tabelas e até frases marcantes de livros ou textos.

Elas podem se associar de várias formas: aparência da escrita ou da fórmula, associação com alguma música ou poema, ou até mesmo uma nova forma de som que há melodia.

Exercícios

A fim de estimular o raciocínio de uma forma diferente, os exercícios estão entre as técnicas de estudos mais utilizadas. São a principal ferramenta em cursos de exatas, como matemática, física e engenharia.

Os exercícios são comuns em aulas de cursinhos preparatórios, principalmente quando o tema está relacionado às provas de vestibulares anteriores, servindo de exemplo para o atual estudo.

Se está na época de cursinho para vestibular, ou estuda para determinado concurso, busque na internet as edições anteriores das provas. Elas são disponibilizadas logo após os exames e ficam abertas à downloads gratuitos.

Caso seu caso se encaixe em um estudo do próprio curso – seja ele ensino médio, técnico ou superior – o melhor a fazer é pesquisar questões relacionadas na internet, ou em livros e apostilas do tema.

Estudo em Grupo

Apesar de não se encaixar em todos os cenários, na maioria dos casos pode ser de grande auxílio.

Pelo fato da leitura se tornar cansativa de acordo com a quantidade de material, o aluno pode ficar focado em apenas uma opinião ou resposta, não conseguindo enxergar outras soluções para aquilo.

O estudo em grupo é a melhor forma de resolver isso. Observando pontos e posições do ângulo de outra pessoa.

Alguns outros benefícios como: discussão de temas, testes realizados em conjunto e informações desconhecidas, são importantes benefícios que o estudo em grupo pode lhe oferecer.

Não se apegue a apenas um método, já que cada situação pede por determinado estilo.

Vale lembrar que o método de leitura é uma importante forma de estudo, tendo em vista que há casos em que será necessária sua utilização.

Independente da forma de estudo escolhida, o principal é conseguir lembrar de tudo na hora em que precisar. Com o tempo, cada pessoa acaba criando sua própria técnica de estudo, basta saber qual você se encaixa.

Para aprofundar alguns assuntos e ficar preparado para qualquer desafio que envolva muito estudo e concentração, recomendamos clicar nos links coloridos de nosso artigo e participar dos treinamentos sugeridos.

BONS ESTUDOS !




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *